Letramentos

reflexões sobre o ensino de literatura na Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v12n1.p77

Palavras-chave:

Educação, Letramento, Literatura, Negritude

Resumo

Este artigo busca problematizar, em primeiro lugar, noções de letramento e afunilar o assunto, apontando sobre como tais práticas de letramento podem ser uteis, se feitas de forma crítica, na escola. Em segundo lugar, pensar os espaços que as leis 10.639/03 e 11.645/08 deveriam (ou devem) ter nas práticas em sala de aula e, por fim, qual o papel da literatura como possibilidade de efetuar ações pedagógicas que estimulem um pensar crítico nas práticas de letramento e aplicação das referidas leis. Espera-se que a partir das reflexões propostas, este artigo possa servir de provocação a docentes que já atuam em sala de aula, ou mesmo os professores em formação, em cursos de graduação, para que possam aplicar práticas pedagógicas que empoderem seus alunos quanto a questões voltadas a aplicabilidade das leis 10.639/03 e 11.645/08 e utilizem o texto literário como potência de intervenção social na vida de estudantes da educação básica.

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Biografia do Autor

John Santos de Souza, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural, Universidade do Estado da Bahia (Pós-Crítica/UNEB), linha de pesquisa Letramento, Identidade e Formação de Professores. Graduado no curso de Letras, Língua Portuguesa e Literaturas da Universidade do Estado da Bahia, Campus II, Departamento de Linguística, Literatura e Artes. Membro do Grupo de Pesquisa GEREL/CNPq/UNEB.

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Publicado

2024-06-21

Como Citar

SOUZA, J. S. de. Letramentos: reflexões sobre o ensino de literatura na Educação Básica. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 12, n. 1, p. 77–91, 2024. DOI: 10.30620/gz.v12n1.p77. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/v12n1p77. Acesso em: 21 dez. 2024.