Filmou a família e entrou no cinema

legitimação da identidade atoral no filme “Nossa mãe era atriz”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v11n02.p69

Palavras-chave:

Cinema de Intimidades, Cinema brasileiro, Produtora Filmes de Plástico, Práticas Atorais

Resumo

O filme “Nossa Mãe Era Atriz” (2023), dirigido pelos irmãos André Novais Oliveira e Renato Novaes, coloca em destaque a figura de Maria José Novais Oliveira, conhecida como Dona Zezé. A atriz desempenhou um papel crucial na produção cinematográfica da Produtora Filmes de Plástico e contribuiu significativamente para a redefinição da estética da negritude no cinema mineiro e nacional. Este artigo propõe refletir sobre as complexidades da mise-en-scène cinematográfica de André Novais Oliveira, explora a noção do “cinema das intimidades” a partir do legado deixado pelos filmes que ela protagonizou. Ao longo deste texto, examinam-se as questões da legitimação da identidade atoral de Dona Zezé e como ela desafia as representações convencionais de mulheres negras e idosas no cinema.

[Recebido em: 12 out. 2023 – Aceito em: 18 nov. 2023]

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Biografia do Autor

Régis Rasia, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutor em Multimeios pela UNICAMP e Mestre pela mesma instituição. Pós-graduado em Artes Visuais: Cultura e Criação SENAC-RS. Formado em Comunicação Social: Publicidade e propaganda pela UNIJUÍ. Dedica-se ao ensino de graduação no bacharelado em Audiovisual da UFMS, ministrando as disciplinas de animação, edição, montagem e pós-produção audiovisual. Concentra projetos de pesquisas sobre o cinema brasileiro, cinema experimental e filme-ensaio. http://www.regisrasia.com.br.

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Publicado

2024-05-04

Como Citar

RASIA, R. O. Filmou a família e entrou no cinema: legitimação da identidade atoral no filme “Nossa mãe era atriz”. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 11, n. 2, p. 69–89, 2024. DOI: 10.30620/gz.v11n02.p69. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/v11n2p69. Acesso em: 21 dez. 2024.