Uma verdade universalmente construída

montagem e ilusão de realidade em The Lizzie Bennet Diaries

Autores

  • Isabela Sabbatini Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v5n2.p275

Palavras-chave:

Adaptação, Austen, Montagem, Vlog

Resumo

O presente trabalho visa analisar o processo de montagem realizado pela equipe de adaptadores do vlog The Lizzie Bennet Diaries, uma adaptação feminista do romance Pride and Prejudice (1813) em forma de vídeos serializados publicados no YouTube entre 2012 e 2013, sob a ótica das teorias de montagem de Sergei Eisenstein (1979/1983) e André Bazin (1985). A montagem analisada emerge como uma apropriação criativa de elementos das duas correntes teóricas.

[Recebido: 08 de ago de 2016 – Aceito: 01 set de 2016]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabela Sabbatini, Universidade de São Paulo - USP

Mestranda em Estudos de Tradução, FFLCH-USP.

Referências

AUMONT, Jacques. A montagem. In: A estética do filme. Trad. Marina Appenzeller. São Paulo: Papirus Editora, 1994.

AUSTEN, Jane. Pride and Prejudice: an annotated edition. Cambridge: Harvard University Press, 2010 [1813].

AUSTEN, Jane. Orgulho e Preconceito. Trad. Alexandre Barbosa de Souza. São Paulo: Cia das Letras, 2011.

AZERÊDO, Genilda. Para celebrar Jane Austen: diálogos entre literatura e cinema. Curitiba: Appris, 2013.

BAZIN, André. Montagem proibida. In: O cinema: ensaios. São Paulo: Brasiliense, 1985, p. 54-65.

BORDWELL, David. Seizing the spectator: film theory in the silente era. In: The Cinema of Eisenstein. Cambridge: Harvard University Press, 1993. p. 111-140.

CAHIR, L. C. Literature into film: theory and practical approaches. Jefferson: McFarland & Company, 2006.

CARDWELL, Sarah. Adaptation revisited: Television and the Classic Novel. Manchester: Manchester University Press, 2002.

EISENSTEIN, Sergei. Film Form: Essays in Film Theory. Trad. Jay Leyda. New York: Harvest/HBJ, 1979.

EISENSTEIN, Sergei. Da literatura ao cinema: Uma tragédia americana. In: XAVIER, Ismail. A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Graal, 1983. p. 203-215.

GREEN, Hank. Foreword. In: AUSTEN, Jane. Pride and Prejudice – The Lizzie Bennet Diaries Edition. Pemberley Digital in association with DFTBA Records, 2013. p. 9-12.

HUTCHEON, L. A Theory of Adaptation. New York: Routledge, 2006.

LEFEVERE, André. Mother Courage’s cucumbers: Text, system and refraction in a theory of literature [1982]. In: VENUTI, Lawrence. The Translation Studies Reader. London & New York: Routledge, 2004. p. 233-249.

PARRILL, Sue. Jane Austen on Film and Television: a Critical Study of the Adaptations. Jefferson: MacFarland & Company Inc, 2002.

SANDERS, J. Adaptation and appropriation. London: Routledge, 2006.

SNICKARS, Pelle; VONDERAU, Patrick. The YouTube Reader. National Library of Sweden, 2010.

SU, Bernie; RORICK, Kate. The Secret Diary of Lizzie Bennet. New York: Touchstone, 2014.

______

Video Blog
LizzieBennet. (2012-2014) The Lizzie Bennet Diaries [canal de vídeos online]. Disponível em https://www.youtube.com/user/LizzieBennet. Acesso em: 16 ago. 2015.

______

Website
Pemberley Digital (website da companhia fundada pelos adaptadores de The Lizzie Bennet Diaries). Disponível em: http://www.pemberleydigital.com. Acesso em 16 ago. 2015.

Publicado

2017-11-30

Como Citar

SABBATINI, I. Uma verdade universalmente construída: montagem e ilusão de realidade em The Lizzie Bennet Diaries. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 5, n. 2, p. 275–293, 2017. DOI: 10.30620/gz.v5n2.p275. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3515. Acesso em: 27 nov. 2024.