Uma verdade universalmente construída
montagem e ilusão de realidade em The Lizzie Bennet Diaries
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v5n2.p275Palabras clave:
Adaptação, Austen, Montagem, VlogResumen
O presente trabalho visa analisar o processo de montagem realizado pela equipe de adaptadores do vlog The Lizzie Bennet Diaries, uma adaptação feminista do romance Pride and Prejudice (1813) em forma de vídeos serializados publicados no YouTube entre 2012 e 2013, sob a ótica das teorias de montagem de Sergei Eisenstein (1979/1983) e André Bazin (1985). A montagem analisada emerge como uma apropriação criativa de elementos das duas correntes teóricas.
[Recebido: 08 de ago de 2016 – Aceito: 01 set de 2016]
Descargas
Citas
AUMONT, Jacques. A montagem. In: A estética do filme. Trad. Marina Appenzeller. São Paulo: Papirus Editora, 1994.
AUSTEN, Jane. Pride and Prejudice: an annotated edition. Cambridge: Harvard University Press, 2010 [1813].
AUSTEN, Jane. Orgulho e Preconceito. Trad. Alexandre Barbosa de Souza. São Paulo: Cia das Letras, 2011.
AZERÊDO, Genilda. Para celebrar Jane Austen: diálogos entre literatura e cinema. Curitiba: Appris, 2013.
BAZIN, André. Montagem proibida. In: O cinema: ensaios. São Paulo: Brasiliense, 1985, p. 54-65.
BORDWELL, David. Seizing the spectator: film theory in the silente era. In: The Cinema of Eisenstein. Cambridge: Harvard University Press, 1993. p. 111-140.
CAHIR, L. C. Literature into film: theory and practical approaches. Jefferson: McFarland & Company, 2006.
CARDWELL, Sarah. Adaptation revisited: Television and the Classic Novel. Manchester: Manchester University Press, 2002.
EISENSTEIN, Sergei. Film Form: Essays in Film Theory. Trad. Jay Leyda. New York: Harvest/HBJ, 1979.
EISENSTEIN, Sergei. Da literatura ao cinema: Uma tragédia americana. In: XAVIER, Ismail. A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Graal, 1983. p. 203-215.
GREEN, Hank. Foreword. In: AUSTEN, Jane. Pride and Prejudice – The Lizzie Bennet Diaries Edition. Pemberley Digital in association with DFTBA Records, 2013. p. 9-12.
HUTCHEON, L. A Theory of Adaptation. New York: Routledge, 2006.
LEFEVERE, André. Mother Courage’s cucumbers: Text, system and refraction in a theory of literature [1982]. In: VENUTI, Lawrence. The Translation Studies Reader. London & New York: Routledge, 2004. p. 233-249.
PARRILL, Sue. Jane Austen on Film and Television: a Critical Study of the Adaptations. Jefferson: MacFarland & Company Inc, 2002.
SANDERS, J. Adaptation and appropriation. London: Routledge, 2006.
SNICKARS, Pelle; VONDERAU, Patrick. The YouTube Reader. National Library of Sweden, 2010.
SU, Bernie; RORICK, Kate. The Secret Diary of Lizzie Bennet. New York: Touchstone, 2014.
______
Video Blog
LizzieBennet. (2012-2014) The Lizzie Bennet Diaries [canal de vídeos online]. Disponível em https://www.youtube.com/user/LizzieBennet. Acesso em: 16 ago. 2015.
______
Website
Pemberley Digital (website da companhia fundada pelos adaptadores de The Lizzie Bennet Diaries). Disponível em: http://www.pemberleydigital.com. Acesso em 16 ago. 2015.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo de compromisso:
Assumindo a criação original do texto proposto, declaro conceder à Grau Zero o direito de primeira publicação, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License, e permitindo sua reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. Em contrapartida, disponho de autorização da revista para assumir contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada, bem como permissão para publicar e distribuí-lo em repositórios ou páginas pessoais após o processo editorial, aumentando, com isso, seu impacto e citação.