Abordagem crítico-cultural de leitura literária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v10n2.p35

Palavras-chave:

Lugar do leitor crítico-cultural, Leitura literária, Método de ensino da leitura literária crítico-cultural

Resumo

Trata-se de encontrar o lugar do leitor crítico-cultural para propor um método de leitura literária de experiências subjetivas ideológicas e teóricas em relação à noção de poder na sociedade. Esta investigação foi motivada por questões como: Qual o lugar do leitor crítico cultural? E qual o lugar no leitor crítico-cultural que permite criar um sistema de análise de leitura literária? Toma-se como base o uso da linguagem como operador de uma estrutura tática de poder institucionalizado no seio da sociedade. Discutido do ponto de vista de Stuart Hall (2003); Gomes (2011) e de Iúri Lotman (1978, 1979). Aplicados a leitura do poema “O bicho”, de Manuel Bandeira. Essa abordagem possibilita uma ativação das experiências subjetivas do leitor e evidencia como resultado um ato emancipador do sujeito leitor.

[Recebido em: 31 maio 2022 – Aceito em: 27 out. 2022]

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Biografia do Autor

Wellington Neves Vieira, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutorando em Crítica Cultural – Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campus-II – Alagoinhas – Bolsista (Capes). É membro do Grupo de Pesquisa “A estética da Necropolítica no Cinema e na Literatura brasileira” – (CNPQ) pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Atua, sobretudo, nos seguintes temas: Literatura e Crítica Cultural, Letramento Literário; Formação de Professores no Âmbito do Letramento Literário; Letramento Literário no Âmbito da Crítica Cultural; Semiótica Cultura.

Lícia Soares de Souza, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal da Bahia (1976), mestrado em Letras Modernas – Université de Toulouse II – Le Mirail (1977) e doutorado em Semiologia – Universite du Quebec (1989). Atualmente é professora aposentada da UNEB, professora associada na Université du Québec à Montréal, professora permanente do programa Pós-Cultura da Universidade Federal da Bahia, professora permanente do programa Crítica Cultural da UNEB, Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: americanidade, literatura comparada, literatura brasileira, telenovela e Canudos.

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Publicado

2022-12-29

Como Citar

VIEIRA, W. N.; SOUZA, L. S. de. Abordagem crítico-cultural de leitura literária. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 10, n. 2, p. 35–49, 2022. DOI: 10.30620/gz.v10n2.p35. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/14425. Acesso em: 19 abr. 2024.