As Legislações de proteção a criança no Brasil
DOI :
https://doi.org/10.30620/gz.v5n1.p33Mots-clés :
Roda dos expostos, Código de Menores, ECARésumé
Esta pesquisa é documental e foi realizada para contextualizar o panorama histórico da infância brasileira, pelo viés das legislações e políticas sociais. Nos traz algumas respostas para refletirmos sobre a história das legislações referentes a infância no Brasil, a partir da leitura sobre proteção à criança e as políticas sociais destinadas a ela, trazendo as vozes de Rizzini e Pilotti (1995) que contextualizam a situação da infância no Brasil e na América Latina, com dados teóricos para possibilitar uma reflexão sobre como a infância está sendo vivida nos dias atuais, além de possibilitar o conhecimento da história e efetivação das legislações que regem nosso país hoje. Basílio e Kramer (2006) também elucidam sobre o contexto histórico destas legislações, além de explanar sobre a ação dos Conselhos Tutelares, considerando as políticas públicas em relação à infância como um espaço de cidadania, de cultura e de conhecimento. Neto (2003, p. 47) esclarece sobre a ação do Estado na efetivação de políticas públicas, mostrando que “as intervenções do Estado nas questões sociais são sempre desconexas e fragmentadas” havendo aspectos ideológicos e neoliberais que permeiam sua ação.
[Recebido: 14 ago. 2016 – Aceito: 16 nov. 2016]
Téléchargements
Références
ANDRADE, Carlos Drummond. A Flor e A Náusea. In: ANDRADE, Carlos Drummond. A rosa e do povo. 40. ed. Rio de Janeiro: Record, 2008.
BASILIO, L. C. e KRAMER, S. Infância, educação e direitos humanos. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
BRASIL. Código de Menores de 1979. Lei 6697, de 10 de outubro de 1979. Institui o código de menores.
BRASIL. Constituição Federal de 1988, de 5 de Dezembro de 1988. Institui um Estado Democrático. Disponível em: http://www.senado.gov.br/sf/legislacao/const. Acesso em: 7 de Julho de 2007.
BRASIL. Declaração dos direitos da Criança, de 20 de novembro de 1959. Disponível em: http://www.camara.rj.gov.br/vereador/comissoes/cdca/leis/leis.htm. Acesso: 21/04/2006.
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei 8069, de 13 de Julho de 1990. Dispõe sobre o estatuto da criança e Adolescente e dispõe outras providencias. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8069. Acesso em: 18 de novembro de 2006.
ESPINDULA, D. H. P. SANTOS, M. F. S. Representações sobre a adolescência a partir da ótica dos educadores sociais de adolescentes em conflito com a Lei. In: Psicologia em Estudo, Maringá, v. 9, n. 3, p. 357-367, set./dez. 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pe/v9n3/v9n3a03.pdf. Acesso em: 14 de outubro de 2000.
FALEIROS, Eva Maria de Magalhães. A Criança e o Adolescente – Objetos sem valor no Brasil Colônia e no Império. In: PILLOTTI; RIZZINI. A arte de governar crianças no Brasil: a história das políticas sociais, da legislação e da assistência a infância no Brasil. Rio de Janeiro: Instituto Interamericano Del Niño, Ed. Universitária Santa Úrsula, Amais Livraria e Editora, 1995.
PILOTTI, Francisco. Crise e Perspectivas da Assistência à Infância na América Latina. In: PILLOTTI; RIZZINI. A arte de governar crianças no Brasil: a história das políticas sociais, da legislação e da assistência à infância no Brasil. Rio de Janeiro: Instituto Interamericano Del Niño, Ed. Universitária Santa Úrsula, Amais Livraria e Editora, 1995.
NETO, João Clemente de Souza. A trajetória do menor a cidadão: filantropia, municipalização, políticas sociais. São Paulo: Arte Impressa, 2003.
NETO, João Clemente de Souza. De menor a cidadão: filantropia, genocídio e políticas assistenciais. São Paulo: Nuestra América, 1993.
NETO, João Clemente de Souza; SAETA, Beatriz Regina Pereira. A criança e o adolescente na sociedade brasileira. In: NETO; NASCIMENTO. Infância: violência, instituições e políticas públicas. São Paulo: Expressão e Arte, 2006.
RIZZINI, Irene. Crianças e Menores – Do Pátrio Poder ao Pátrio Dever: Um histórico da Legislação para a Infância no Brasil. In: PILLOTTI; RIZZINI. A arte de governar crianças no Brasil: a história das políticas sociais, da legislação e da assistência à infância no Brasil. Rio de Janeiro: Instituto Interamericano Del Niño, Editora Universitária Santa Úrsula, Amais Livraria e Editora, 1995.
RIZZINI, Irene. O século perdido: raízes históricas das políticas públicas para a infância no Brasil. 2. ed. Ver. São Paulo: Cortez, 2008.
RIZZINI, Irene; et al. Acolhendo crianças e adolescentes: experiências de promoção do direito à convivência familiar e comunitária no Brasil. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNICEF; CIESPI. Rio de Janeiro, RJ: PUCRIO, 2006.
RIZZINI, IRMA. Meninos Desvalidos e Menores Transviados: A trajetória da Assistência Publica até a Era Vargas. In: PILLOTTI; RIZZINI. A arte de governar crianças no Brasil: a história das políticas sociais, da legislação e da assistência à infância no Brasil. Rio de Janeiro: Instituto Interamericano Del Niño, Ed. Universitária Santa Úrsula, Amais Livraria e Editora, 1995.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Grau Zero – Revista de Crítica Cultural 2017
Cette œuvre est protégée sous licence Creative Commons Attribution - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo de compromisso:
Assumindo a criação original do texto proposto, declaro conceder à Grau Zero o direito de primeira publicação, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License, e permitindo sua reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. Em contrapartida, disponho de autorização da revista para assumir contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada, bem como permissão para publicar e distribuí-lo em repositórios ou páginas pessoais após o processo editorial, aumentando, com isso, seu impacto e citação.