Alfred Hitchcock na velocidade terrível da queda
Misoginia e metáforas antropomórficas na obra do diretor
DOI :
https://doi.org/10.30620/gz.v4n2.p11Mots-clés :
Estudos de gênero, Teoria Feminista do Cinema, Alfred HitchcockRésumé
No presente trabalho, propomos uma leitura da repetição de imagens de queda como um profundo sintoma que perpassa a filmografia de Alfred Hitchcock. Trata-se da precariedade, da dificuldade de equilíbrio, tema marcante em Vertigo (Um Corpo que Cai, 1958), North by North West (Intriga Internacional, 1959) e Rebeca (Rebeca, a Mulher Inesquecível, 1940). Analisamos a ameaça da queda como uma metáfora do corpo das mulheres, no sentido de estar ligada a um desejo incestuoso de volta ao útero, algo fora da lei simbólica predominante e, portanto, de efeitos nefastos aos sujeitos. Na produção hitchcockiana, a atmosfera de suspense que perpassa os filmes liga-se a uma série de metáforas antropomórficas, relacionadas ao corpo das mulheres. A tendência não passou despercebida à teoria feminista do cinema, no trabalho de pesquisadoras como Paula Cohen (1995), Kaja Silverman (1998) e Tânia Modleski (2005).
[Recebido: 26 fev. 2016 – Aceito: 10 mar. 2016]
Téléchargements
Références
BLACK, Gregory D. La cruzada contra el cine (1940-1975). Madri: Cambridge U. P., 1999.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: Feminismo e Subversão da identidade. Trad. Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civ. Brasileira, 2010.
BORDIEU, Pierre. A dominação masculina. Trad. Maria Helena Kuhner. 10. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.
CARLI, Ana Mery Sehbe de. O corpo no cinema: variações do feminismo. Caxias do Sul: Educs, 2009.
CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de Símbolos. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1998.
COHEN, Paula Marantz. Alfred Hitchcock: the legacy of Victorianism. Kentucky: The University Press of Kentucky, 1995.
COSTA, Cláudia de Lima. Revisitando o sujeito do feminismo. Cadernos Pagu, n. 19, 2002, p. 5990.
DUNCAN, Paul. Alfred Hitchcock: o arquiteto da ansiedade 1899 – 1980. Trad. Maria Filomena Duarte. Lisboa: Tas Chen, 2011.
GOTTLIEB, Sidney (Org.). Hitchcock por Hitchcock: coletânea de textos e entrevistas. Trad. Vera Lúcia Sodré. Rio de Janeiro: Imago, 1998.
HESSE, Hermann. Demian. Livro vira-vira 2. Trad. Ivo Barroso. Rio de Janeiro: Best Bolso, 2010.
KEHL, Maria Rita. A mínima diferença: masculino e feminino na cultura. Rio de Janeiro: Imago, 1996.
MULVEY, Laura. Visual Pleasures and other pleasures. New York: Palgrave Macmillan, 2009.
MULVEY, Laura. Fetishism and curiosity. Bloomington: Indiana U. p. 1996.
MODLESKI, Tania. The women who knew too much: Hitchcock and feminist theory. New York (EUA): Taylor & Francis Group, 2005.
PELLEGRINO, Hélio. Édipo e a Paixão. In: CARDOSO, Sergio. (Org.). Os sentidos da paixão. São Paulo: Cia. das Letras, 1995. p. 307-329.
PRINS, Baukje; MEIJER, Irene Costera. Como os corpos se tornam matéria: entrevista com Judith Butler. Revista estudos feministas. p. 155-167, v. 10, n. 1, 2002.
QUINET, Antônio. Um olhar a mais: ver e ser visto na psicanálise. Rio de Janeiro: J. Zahar Ed., 2002.
QUINET, Antônio. Psicose e laço social: esquizofrenia, paranoia e melancolia. 2. ed. Rio de Janeiro: J. Zahar Ed., 2009.
REQUENA, Jesús Gonzalez. Clásico, manierista e postclásico: los modos del relato em el cine de Hollywood. Valladolid: Castilla Ediciones, 2004.
REQUENA, Jesús Gonzalez.Texto onírico, texto artístico. Tekné – Revista de Arte, n. 1, ano 1. Editorial de la Universidad Complutense de Madrid, Madrid: p. 115-136. 1985.
RODRIGUEZ, Vanessa Brasil Campos. Além do espelho: análise de imagens na arte, cinema e publicidade. Salvador: Casarão do Verbo, 2011.
SILVERMAN, Kaja. The acoustic mirror: the female voice in psychoanalysis and cinema. Bloomington and Indianapolis (EUA): Indiana U. P., 1988.
SPOTO, Donald. Fascinado pela beleza: Alfred Hitchcock e suas atrizes. Trad. Mário Ribeiro e Sheila Mazzolenis. São Paulo: Larousse do Brasil, 2008.
TRUFFAUT, François. Hitchcock/Truffaut: entrevistas. São Paulo: Cia das Letras, 2004.
WOOD, Robin. Hitchcok’s Films. New York: A. S. Barnes, 1965.
XAVIER, Elódia. Que corpo é esse? – o corpo no imaginário feminino. Florianópolis: Mulheres, 2007.
ZIZEK, Slavoj. Como ler Lacan. Trad. Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2010a.
ZIZEK, Slavoj (Org.). Todo ló que usted siempre quiso saber sobre Lacan y nunca se atrevió a preguntarle a Hitchcock. Trad. Jorge Piatigorsky. Buenos Aires: Manantial, 2010b.
______
Ficha técnica (resumida) dos filmes principais filmes analisados neste trabalho:
Vertigo (Um Corpo que Cai)
Produção: Alfred Hitchcock, Paramount, 1958.
Produtor associado: Herbert Coleman.
Direção: Alfred Hitchcock.
Argumento: Alec Coppel e Samuel Taylor, baseado no romance de Pierre Boileau e Thomas Narcejac “D'entre les Morts”.
Psycho (Psicose)
Produção: Alfred Hitchcock, Paramount, 1960.
Empresário: Lew Leary.
Direção: Alfred Hitchcock.
Argumento: Joseph Stefano, baseado no romance de Robert Bloch.
Marnie (Marnie – confissões de uma ladra)
Produção: Alfred Hitchcock, Universal, 1964. 227.
Produtor: Albert Whitlock.
Direção: Alfred Hitchcock.
Argumento: Jay Presson Allen, baseado no romance de Winston Graham.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Grau Zero – Revista de Crítica Cultural 2016
Cette œuvre est protégée sous licence Creative Commons Attribution - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo de compromisso:
Assumindo a criação original do texto proposto, declaro conceder à Grau Zero o direito de primeira publicação, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License, e permitindo sua reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. Em contrapartida, disponho de autorização da revista para assumir contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada, bem como permissão para publicar e distribuí-lo em repositórios ou páginas pessoais após o processo editorial, aumentando, com isso, seu impacto e citação.