Discutindo alfabetizações

A alfabetização linguística e o letramento no programa nacional do livro didático

Auteurs-es

  • Thaise da SILVA Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

DOI :

https://doi.org/10.30620/gz.v3n2.p59

Mots-clés :

Estudos Culturais, Livro didático de alfabetização, Alfabetização linguística, Letramento

Résumé

Este artigo tem por objetivo analisar como os discursos na área da alfabetização são representados nos livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2010). Para tanto, contou-se com a perspectiva teórica dos Estudos Culturais, para analisar os discursos de alfabetização presentes em quatro exemplares dos livros didáticos, no Edital de Convocação e no Guia do Livro Didático do PNLD 2010. Tomando como referência os artefatos acima citados constata-se que as disputas entre métodos “tradicionais” e “inovadores” de alfabetização dão espaço para uma bricolagem de metodologias, produzindo a coleção Letramento e Alfabetização Linguística do PNLD 2010.

[Recebido: 09 nov. 2015 – Aceito: 29 nov. 2015]

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Biographie de l'auteur-e

Thaise da SILVA, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Professora Adjunta da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), coordenadora do curso de pedagogia (FAED/UFGD), e coordenadora Adjunta do Curso de pós-graduação lato sensu em Docência na Educação Infantil (MEC/UFGD).

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Publié-e

2016-04-11

Comment citer

SILVA, T. da. Discutindo alfabetizações: A alfabetização linguística e o letramento no programa nacional do livro didático. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 3, n. 2, p. 59–84, 2016. DOI: 10.30620/gz.v3n2.p59. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3308. Acesso em: 27 déc. 2024.