Discutindo alfabetizações
A alfabetização linguística e o letramento no programa nacional do livro didático
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v3n2.p59Keywords:
Estudos Culturais, Livro didático de alfabetização, Alfabetização linguística, LetramentoAbstract
Este artigo tem por objetivo analisar como os discursos na área da alfabetização são representados nos livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2010). Para tanto, contou-se com a perspectiva teórica dos Estudos Culturais, para analisar os discursos de alfabetização presentes em quatro exemplares dos livros didáticos, no Edital de Convocação e no Guia do Livro Didático do PNLD 2010. Tomando como referência os artefatos acima citados constata-se que as disputas entre métodos “tradicionais” e “inovadores” de alfabetização dão espaço para uma bricolagem de metodologias, produzindo a coleção Letramento e Alfabetização Linguística do PNLD 2010.
[Recebido: 09 nov. 2015 – Aceito: 29 nov. 2015]
Downloads
References
BERGMANN, Leila Mury. Representações da TV no livro didático de Língua Portuguesa. 2000. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2002.
FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.
FOUCAULT, Michael. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
HALL, Stuart. The work of representation. In: HALL, Stuart (Org.). Representation: cultural representations and signying proctires. London, Thourand, Um delhi: Sage/Open University, 1997, p. 158.
HALL, Stuart. Quem precisa de identidade? In: SILVA, Tomaz T. (Org.). Identidade e Diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.
MARZOLA, Norma R. Alfabetização: o discurso dos métodos. In: LAMPERT, Ernani (Org.). O ensino sob o olhar dos educadores. Pelotas: Seiva, 2003. p. 209-220.
SANTAIANA, Rochele da Silva. Mais um ano é fundamental: práticas de governamento dos sujeitos infantis nos discursos do ensino fundamental de nove anos. (Dissertação de Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Universidade Federal de Minas Gerais/CEALE, 2004.
TRINDADE, Iole Maria Faviero. Não há como alfabetizar sem método. In: DALLA ZEN; Maria Isabel H.; XAVIER, Maria Luiza M. (Org.). Alfabeletrar: fundamentos e práticas. Porto Alegre: Mediação, 2010. p. 13-24.
TRINDADE, Iole Maria Faviero. Um olhar dos Estudos Culturais sobre artefatos e práticas sociais e escolares de alfabetização e alfabetismo. In: MOLL, Jaqueline (Org.). Múltiplos alfabetismos: diálogos com a escola pública na formação de professores. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2005. p. 123-134.
TRINDADE, Iole Maria Faviero. A invenção de uma nova ordem para as cartilhas: ser maternal, nacional e mestra. Queres ler? Bragança Paulista: Ed. Universitária São Francisco, 2004.
WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu (Org.). Identidade ediferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.
______
FONTES CONSULTADAS
Livros Didáticos de Alfabetização do PNLD 2010 analisados:
BRAGANÇA, Angiolina; CARPANEDA, Isabella. Porta Aberta – Letramento e Alfabetização Linguística. São Paulo: FTD, 2008.
CAMPEDELLI, Samira Youssef. Hoje é Dia de Português – Letramento e Alfabetização Linguística. Curitiba: Positivo, 2007.
CAVÉQUIA, Márcia Aparecida Paganini. A Escola é Nossa – Letramento e Alfabetização Linguística. São Paulo: Scipione, 2008.
OLIVEIRA, Lourdes Sirtoli de. Vivenciando a Linguagem – Letramento e Alfabetização Linguística. Curitiba: Base, 2008.
______
Documentos do PNLD 2010 analisados:
BRASIL. Edital de Convocação para Inscrição no Processo de Avaliação e Seleção de Obras Didáticas para o Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2010, 2007. Disponível em: http://www.abrelivros.org.br/abrelivros/texto.asp?id=2890. Acesso em: 05 maio 2007.
BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD 2010: Letramento e Alfabetização/Língua Portuguesa. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2009.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2015 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo de compromisso:
Assumindo a criação original do texto proposto, declaro conceder à Grau Zero o direito de primeira publicação, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License, e permitindo sua reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. Em contrapartida, disponho de autorização da revista para assumir contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada, bem como permissão para publicar e distribuí-lo em repositórios ou páginas pessoais após o processo editorial, aumentando, com isso, seu impacto e citação.