Desafios e estratégias para a inclusão de estudantes surdos na educação superior

o papel do estudante apoiador e das políticas institucionais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v12n2.p279

Palabras clave:

Inclusão de surdos. Permanência estudantil. Políticas de acessibilidade.

Resumen

Este trabalho aborda os desafios da Inclusão de estudantes surdos na Educação Superior, com foco na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). São discutidos os aspectos legais e políticas públicas que garantem o acesso e permanência desses estudantes, destacando a atuação do Núcleo de Políticas de Inclusão (NUPI) e do estudante apoiador. A pesquisa explora estratégias didáticas eficazes que contribuem para a Inclusão dos surdos, considerando suas especificidades linguísticas e culturais. Também ressalta a importância de uma formação continuada dos docentes, a atuação dos Intérpretes de Libras e o papel central do estudante apoiador na mediação pedagógica. Conclui-se que, para uma Inclusão plena, é essencial ir além da Infraestrutura, proporcionando recursos pedagógicos adequados e sensibilização da comunidade acadêmica.

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Biografía del autor/a

Viviane dos Santos Barreto Diniz, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Formanda em Licenciatura em Biologia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), com atuação como estudante apoiador do Núcleo de Políticas de Inclusão (NUPI). Atua principalmente nos seguintes temas: educação, libras, licenciatura, ensino de ciências e Inclusão. Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Sátila Souza Ribeiro, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Educação (UFBA). Especialista em Educação Inclusiva (FTC). Especialista em Libras (UNIASSELVI). Formada em Letras/Libras, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Certificada pelo Prolibras em Proficiência no Uso e Ensino da Libras e em Tradução/Interpretação da Libras-Português e Português-Libras (UFSC/MEC/INEP). Professora de Língua Brasileira de Sinais (Libras) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Atua nas áreas de Educação Bilíngue para Surdos e Inclusão nos seguintes temas: Pessoa Surda; Tecnologia Assistiva e Acessibilidade; Metodologia do Trabalho Científico e Orientação de Trabalho científico. Atua na Educação Superior desde 2010, nas seguintes áreas: Professora Formadora I no curso de Especialização em Educação Inclusiva EaD/UAB/UEFS (2019-2022); EaD/UAB/UFRB (2023/2024). Participa do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade (NETAA/UFRB). Coordena o Projeto de Extensão Librando UFRB/PIBEX.

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Publicado

2024-12-24

Cómo citar

DINIZ, V. dos S. B.; RIBEIRO, S. S. Desafios e estratégias para a inclusão de estudantes surdos na educação superior: o papel do estudante apoiador e das políticas institucionais. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 12, n. 2, p. 279–292, 2024. DOI: 10.30620/gz.v12n2.p279. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/v12n2p279. Acesso em: 21 ene. 2025.