Letramento digital na Educação Básica

caminhos e descaminhos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v12n1.p271

Palabras clave:

Letramento Digital, Educação, Arte/Educação

Resumen

Este artigo traz reflexões sobre letramento digital e sua importância na escola da contemporaneidade para o estudante de escola pública atuar em uma sociedade cada vez mais conectada digitalmente. Apresenta no âmbito do ensino de Arte Visual o uso de tecnologia digital que possibilita ao estudante ampliar suas conexões de leitura de mundo. Para o embasamento teórico recorreu-se aos autores, Barbosa (1998, 2005), Duarte Jr. (2010), Freire (1989, 1992), Kleiman (1995, 2005), Soares (2009) e Xavier (2007), além de documentos oficiais referentes a Educação e a Tecnologia de Informação e Comunicação. O objetivo é refletir sobre a importância do Letramento Digital e como resultado considera-se que a desigualdade social pós-pandemia, revela a necessidade de dotar as escolas públicas de infraestrutura com equipamentos digitais frente aos desafios em um mundo conectado.

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Biografía del autor/a

Rita de Cássia Leitão Santos, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Mestra em Estudos de Linguagens (PPGEL), Linha de Pesquisa 1 - Leitura, Literatura e Identidades, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

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Publicado

2024-06-21

Cómo citar

SANTOS, R. de C. L. Letramento digital na Educação Básica: caminhos e descaminhos. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 12, n. 1, p. 271–283, 2024. DOI: 10.30620/gz.v12n1.p271. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/v12n1p271. Acesso em: 17 jul. 2024.