Demonstrações: evolução ou revolução?
Um inventário na construção histórico-epistemológica
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v12n1.p243Palabras clave:
Demonstração, Evolução, Revolução CientíficaResumen
O presente trabalho aborda um contexto do surgimento dos mecanismos que enveredam a construção e validação do raciocínio axiomático, objetivando refletir se a inserção do teor demonstrativo pode ser caracterizada por uma evolução ou revolução científica. Nesta perspectiva, buscou-se nas literaturas, as abordagens a respeito desta temática, por meio de análise documental. A base fundamental para esta investigação ancorou-se nos pressupostos dos estudos do físico norte-americano Thomas S. Kuhn (1922-1996), por meio do estudo de sua obra A Estrutura das Revoluções Científicas, e uma análise sobre o surgimento das demonstrações como ferramenta de validação das teorias matemáticas. Assim, pretendeu-se abrir um debate no tocante ao delineamento do rigor das demonstrações que surgem no cenário matemático.
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