Do Youtube ao livro

da composição à transposição de modos semióticos em Dúvida Cruel – Vídeos (2015), Livro (2018)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v12n1.p19

Palabras clave:

Multimodalidade, Dúvida Cruel, Semiótica Social, Tecnologias digitais

Resumen

Este estudo analisa a composição e a transposição de modos semióticos entre o conteúdo visual do YouTube e a obra impressa Dúvida Cruel, de 2018, de Iberê Thenório e Mariana Fulfaro, através da Semiótica Social e da Multimodalidade, uma vez que ela envolve múltiplos modos semióticos para transmitir mensagens. Günther Kress (2006), Gualberto (2019), Paveau (2021) firmam que os modos originam de signos motivados. Em Dúvida Cruel e vídeos relacionados, verbal e visual conectam de maneira que a leitura em livro e tela excita os neurônios por meio de sociossemioses. A plasticidade neural do leitor se adapta aos inputs, conexões e reorganizam circuitos. A comunicação verbo-visual é essencial na sociedade contemporânea, as imagens estimulam os neurônios e influenciam as percepções dos espectadores. Criadores de conteúdo online podem influenciar experiências dos usuários através da produção de imagens comunicativas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Robério Pereira Barreto, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutor pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia – UNEB – Campus V – Colegiado de Letras, Língua e literatura de língua espanhola.

Citas

BUCCI, Eugênio. A superindustria do imaginário: como o capital transformou o olhar em trabalho e se apropriou de tudo que é visivel. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.

DIAS, R., OLIVEIRA, e T. L. M. de. Multimodalidade ontem e hoje nas homepages do Yahoo: trilhando uma análise diacrônica de textos multimodais. Em Multiletramentos e multimodalidade: ações pedagógicas aplicadas à linguagem, por J. B. et al. (Orgs.) CANI, 79-108. Campinas: Pontes Editores, 2016.

GALVÃO, Sheila Vieira dos Santos, e Robson Santos de OLIVEIRA. Aspectos multimodais na escrita dos Youtubers: das telas dos smartphones ao suporte impresso. Em Multimodalidade e tecnologias no ensino : abordagem práticas nas aulas de língua portuguesa, por Robson Santos de (org.) OLIVEIRA, 137-151. São Paulo: Pá de Palavra, 2019.

GUALBERTO, Clarice., e Sônia PIMENTA. Representações do feminino em protagonistas da Disney sob uma ótica multimodal a partir da Semiótica Social. Em Semiótica social, Multimodalidade, análise, discurso, por Clarice. GUALBERTO e Sônia (org.) PIMENTA, 15-68. São Paulo: Pimenta Cultural, 2019.

PAVEAU, Marrie-Anne. Análise do discurso digital: dicionário das formas e das práticas. Capinas: Pontes, 2021.

PIMENTA, S.M.O. A Semiótica Social e a Semiótica do Discurso de Kress. Em Reflexões sobre a Análise Crítica do Discurso, por C. MAGALHÃES, 185-206. Belo Horizonte: Faculdade de Letras - UFMG, 2001.

Multimodalidade e semiótica social: a construção de sentidos em práticas discursivas. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502017000200267&lng=en&nrm=iso&tlng=pt.

Multimodalidade e semiótica social: um olhar sobre a comunicação visual. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/CS/article/view/7803/6997.

Semiótica Social: Uma abordagem multimodal. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092014000300004.

Publicado

2024-06-21

Cómo citar

BARRETO, R. P. Do Youtube ao livro: da composição à transposição de modos semióticos em Dúvida Cruel – Vídeos (2015), Livro (2018). Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 12, n. 1, p. 19–33, 2024. DOI: 10.30620/gz.v12n1.p19. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/v12n1p19. Acesso em: 21 dic. 2024.