From YouTube to book
from composition to the transposition of semiotic modes in Cruel Doubt – Videos (2015), Book (2018)
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v12n1.p19Keywords:
Multimodality, Dúvida Cruel, Social Semiotics, Digital TechnologiesAbstract
This study analyzes the composition and transposition of semiotic modes between the visual content of Youtube and the printed work Dúvida Cruel, from 2018, by Iberê Thenório and Mariana Fulfaro, through Social Semiotics and Multimodality, since it involves multiple semiotic modes to convey messages. Günther Kress (2006), Gualberto (2019), Paveau (2021) state that modes originate from motivated signs. In Dúvida Cruel and related videos, verbal and visual connect in a way that reading in book and screen excites neurons through sociosemiosis. The reader’s neural plasticity adapts to inputs, connections, and rearranges circuits. Verbal-visual communication is essential in contemporary society, images stimulate neurons and influence viewers’ perceptions. Online content creators can influence user experiences through the production of communicative images.
Downloads
References
BUCCI, Eugênio. A superindustria do imaginário: como o capital transformou o olhar em trabalho e se apropriou de tudo que é visivel. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.
DIAS, R., OLIVEIRA, e T. L. M. de. Multimodalidade ontem e hoje nas homepages do Yahoo: trilhando uma análise diacrônica de textos multimodais. Em Multiletramentos e multimodalidade: ações pedagógicas aplicadas à linguagem, por J. B. et al. (Orgs.) CANI, 79-108. Campinas: Pontes Editores, 2016.
GALVÃO, Sheila Vieira dos Santos, e Robson Santos de OLIVEIRA. Aspectos multimodais na escrita dos Youtubers: das telas dos smartphones ao suporte impresso. Em Multimodalidade e tecnologias no ensino : abordagem práticas nas aulas de língua portuguesa, por Robson Santos de (org.) OLIVEIRA, 137-151. São Paulo: Pá de Palavra, 2019.
GUALBERTO, Clarice., e Sônia PIMENTA. Representações do feminino em protagonistas da Disney sob uma ótica multimodal a partir da Semiótica Social. Em Semiótica social, Multimodalidade, análise, discurso, por Clarice. GUALBERTO e Sônia (org.) PIMENTA, 15-68. São Paulo: Pimenta Cultural, 2019.
PAVEAU, Marrie-Anne. Análise do discurso digital: dicionário das formas e das práticas. Capinas: Pontes, 2021.
PIMENTA, S.M.O. A Semiótica Social e a Semiótica do Discurso de Kress. Em Reflexões sobre a Análise Crítica do Discurso, por C. MAGALHÃES, 185-206. Belo Horizonte: Faculdade de Letras - UFMG, 2001.
Multimodalidade e semiótica social: a construção de sentidos em práticas discursivas. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502017000200267&lng=en&nrm=iso&tlng=pt.
Multimodalidade e semiótica social: um olhar sobre a comunicação visual. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/CS/article/view/7803/6997.
Semiótica Social: Uma abordagem multimodal. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092014000300004.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo de compromisso:
Assumindo a criação original do texto proposto, declaro conceder à Grau Zero o direito de primeira publicação, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License, e permitindo sua reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. Em contrapartida, disponho de autorização da revista para assumir contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada, bem como permissão para publicar e distribuí-lo em repositórios ou páginas pessoais após o processo editorial, aumentando, com isso, seu impacto e citação.