Minimalismo textual
uma proposta de letramento literário em tempos de aulas remotas
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v12n1.p179Palabras clave:
Letramento literário, Minimalismo textual, Oficinas literáriasResumen
Nosso trabalho está pautado em oficinas com atividades sequenciadas e a transposição didática dos gêneros textuais minimalistas: miniconto e poetrix, aos jogos virtuais em tempos de aulas remotas, tendo como o tema: o letramento literário para desenvolvimento da leitura e a escrita de textos minimalista. O objeto de estudo é o miniconto e o poetrix, o qual buscou responder à questão: como o letramento literário pode ser aplicado para aquisição de competência leitora e escrita de alunos do sexto ano do ensino fundamental? O objetivo geral desse trabalho é colaborar para a melhoria do ensino de leitura e escrita nas aulas remotas, além de, aperfeiçoar instrumentos que promovam a aprendizagem e a melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) na escola pública. Essa pesquisa tem base teórica nas discussões realizadas por Ferraz (2007), Spalding (2018), Mello (2014), Cosson (2006), Dolz e Schneuwly (2004), Freire (2002), entre outros. A metodologia utilizada é da sequência didática para criar as oficinas; traz como resultados parciais que, a prática de ensino de leitura e escrita com gêneros textuais minimalistas por meio de jogos virtuais é próspera ao desenvolvimento de habilidade leitoras e escritoras dos aprendentes.
Descargas
Citas
ANTUNES, Irandé. A aula de Português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 8ª ed., 2003.
ANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino: outra escola possível. 2ª ed. São Paulo: Parábola, 2009.
ANTUNES, Irandé. Textualidade: noções básicas e implicações pedagógicas. São Paulo: Parábola, 2017.
BARBOSA, Begma Tavares. Letramento literário: sobre a formação escolar do leitor jovem. Educ. foco, Juiz de Fora, v. 16, n.1, p. 145-167. março/ago. 2011. Disponível em: http://www.ufjf.br/revistaedufoco/files/2012/08/Texto‐06.pdf. Acesso em: 15 jun. de 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília/ DF: MEC, 2018.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários escritos. 4 ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Duas Cidades/Ouro Sobre Azul, 2004.
COSSON, Rildo. Letramento literário: educação para vida. Vida e Educação, Fortaleza, v. 10, 2006.
COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2009.
COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2019.
DIONÍSIO, A. P. Gêneros multimodais e multiletramentos. In: Karwoski, A. M.
DOLZ, J. e SCHNEUWLY, B. Seqüência didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
FERRAZ, Geraldo G. As histórias de um parágrafo. Língua Portuguesa, São Paulo. Ano 2, n. 21, 2007.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Paz e terra, 2002.
GAYDECZKA, B; BRITO, K. S. (orgs.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4 ed. São Paulo: Parábola, 2011.
MELLO, Anna. Minicontando. Porto Alegre: Casa Verde, 2009.
MELLO, Anna. Verbetrix. Porto Alegre: wwwlivros, 2014.
PAULINO, M. G. R. Letramento literário: por vielas e alamedas. Revista da Faced/UFBA, Salvador, n.5, 2001.
PINHEIRO, M. P. Letramento literário na escola: um estudo de práticas de leitura literária na formação da comunidade de leitores. Tese de doutorado apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. 2006, p. 306.
SOUZA, Renata Junqueira; COSSON, Rildo. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula. Caderno de Formação: formação de professores, didática de conteúdo. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.
SPALDING, Marcelo. Os Cem Menores Contos Brasileiros do Século e a Reinvenção do Miniconto na Literatura Brasileira Contemporânea. Porto Alegre, 2008. Dissertação (Mestrado em Letras), Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
SPALDING, Marcelo; CHAFFE, Laís. Minicontos e muito menos. Porto Alegre: Casa Verde, 2009.
SPALDING, Marcelo. Presença do miniconto na literatura brasileira. Conexão Letras, Porto Alegre. 7, n. 8, 2012. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/conexaoletras/article/view/55443/33705 Acesso em: 10 mar de 2019.
SPALDING, Marcelo. Minicontos. Porto Alegre: Metamorfose, 2018.
ZILBERMAN, Regina. Estética da recepção e história da literatura. São Paulo: Ática, 1989.
ZILBERMAN, Regina. Leitura em crise na escola. Porto Alegre: Mercado Aberto, 2003.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo de compromisso:
Assumindo a criação original do texto proposto, declaro conceder à Grau Zero o direito de primeira publicação, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License, e permitindo sua reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. Em contrapartida, disponho de autorização da revista para assumir contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada, bem como permissão para publicar e distribuí-lo em repositórios ou páginas pessoais após o processo editorial, aumentando, com isso, seu impacto e citação.