Tempo, disciplina e poder em Machado de Assis
a escola no Brasil oitocentista
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v12n1.p123Palabras clave:
História, Literatura, Machado de Assis, Educação, Estudos CulturaisResumen
O artigo que apresentamos propõe uma investigação, à luz da História Social, Teoria Literária e Estudos Culturais, sobre uma questão pouco analisada na literatura machadiana: a disciplina e a vigilância no ambiente escolar oitocentista. Trata-se de promover um interessante diálogo entre a História Social, a Teoria Literária e os Estudos Culturais, no sentido de se refletir sobre as relações sociais no campo da educação presentes na obra de Machado de Assis, a partir de um pressuposto de análise centrado na História e Estudos Culturais. A proposta consiste em analisar as especificidades e relações entre história, educação e literatura nos escritos de Machado de Assis, focalizando-se o modo como os temas relacionados às questões educacionais emergiram nos escritos machadianos, bem como submeter essa literatura ao interrogatório sistemático que habitualmente se aplica a qualquer testemunho histórico.
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