NEGRUM3
um manifesto estético dos cinemas militantes
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v11n2.p203Palabras clave:
Cinemas Militantes, Cinemas Negros, Cinemas Queer, Estéticas MilitantesResumen
O presente artigo buscar analisar como a estética se relaciona e se constrói a partir dos discursos políticos do documentário militante NEGRUM3 (2018), dirigido por Diego Paulino. A análise fílmica se baseia em momentos selecionados dos filmes, em que os discursos políticos, especificamente de raça, gênero e sexualidade são apresentados na narrativa. Observa-se que as estéticas afrodiásporicas, afrofuturistas e possíveis concepções de afro-fabulações permeiam as discussões trazidas pela produção cinematográfica, que também está inserida no contexto brasileiro de cinemas negros e cinemas queer. Contribuindo com novas perspectivas para se pensar os cinemas militantes e como essas identidades citadas são representadas, discutidas e formuladas.
[Recebido em: 16 out. 2023 – Aceito em: 18 nov. 2023]
Descargas
Citas
ACONTECE ARTE E POLÍTICA LGBTI+ (Santa Catarina) (org.). Mortes e violências contra LGBTI+ no Brasil: Dossiê 2021. Florianópolis: Acontece, Antra, Abglt, 2022. Disponível em: https://observatoriomorteseviolenciaslgbtibrasil.org/todos-dossies/mortes-lgbt-brasil. Acesso em: 19 jul. 2023.
BARROS, Laan Mendes De; FREITAS, Kênia. Experiência estética, alteridade e fabulação no cinema negro. Revista ECO-Pós, v. 21, n. 3, p. 97-121, 2018. Disponível em: https://revistaecopos.eco.ufrj.br/eco_pos/article/view/20262. Acesso em: 15 jul. 2023.
BRUZZI, Stella. New documentary. 2 ed. Nova York: Routledge, 2006.
CESAR, Amaranta. Que lugar para a militância no cinema brasileiro contemporâneo? Interpelação, visibilidade e reconhecimento. Revista Eco-Pós, v. 20, n. 2, p. 101-121, 2017. Disponível em: https://revistaecopos.eco.ufrj.br/eco_pos/article/view/12493. Acesso em: 15 jul. 2023.
CESAR, Amaranta. Cinema como ato de engajamento: documentário, militância e contextos de urgência. C-Legenda – Revista do Programa de Pós-graduação em Cinema e Audiovisual, n. 35, 2018. Disponível em: http://periodicos.uff.br/ciberlegenda_teste/article/view/26349. Acesso em: 16 jul. 2023.
MESQUITA, Marcus Vinicius Azevedo De; SOUZA, Edileuza Penha De. Ancestralidade e identidade em Negrum3 – Uma pedagogia negra acerca de gênero e de sexualidade. AVANCA | CINEMA, p. 299-306, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a397. Acesso em: 28 jun. 2023.
NICHOLS, Bill. Que tipos de documentário existem? In. Introdução ao documentário. Campinas: Papirus, 2005. p. 135-177.
NYONG’O, Tavia. Unburdening Representation. The Black Scholar, v. 44, n. 2, p. 70-80, 2014.
OISHI, Eve. Reading Realness: Paris Is Burning, Wildness, and Queer and Transgender Documentary Practice. In. JUHASZ, Alexandra; LEBOW, Alisa. A companion to contemporary documentary film. Nova Jersey: John Wiley & Sons, 2015. p. 252-270.
Obras Audiovisuais
NEGRUM3. Direção: Diego Paulino. Brasil: Reptilia Produções Transmídia, 2018. 22 min.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo de compromisso:
Assumindo a criação original do texto proposto, declaro conceder à Grau Zero o direito de primeira publicação, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License, e permitindo sua reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. Em contrapartida, disponho de autorização da revista para assumir contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada, bem como permissão para publicar e distribuí-lo em repositórios ou páginas pessoais após o processo editorial, aumentando, com isso, seu impacto e citação.