Fotofilmes e representatividade negra em “Travessia” (2017), de Safira Moreira

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v11n2.p131

Palabras clave:

Fotografia contemporânea, Fotofilmes brasileiros, Representatividade negra

Resumen

Este artigo investiga os fotofilmes, produções híbridas que transitam entre a fotografia e o cinema. Nesses filmes, analisamos os trânsitos entre as imagens, compreendendo aspectos históricos e de linguagem, bem como as transformações dos processos fotográfico e cinematográfico, que ressignificaram as práticas audiovisuais. Observamos as experiências contemporâneas brasileiras e, particularmente, o filme “Travessia” (2017), curta-metragem de Safira Moreira que motivou inúmeras reflexões e trata da ausência das imagens em contextos de exclusão vivenciados por famílias negras. A presença da fotografia no quadro cinematográfico ressignifica essa ausência e afirma uma produção de autoinvestigação de cineastas negras brasileiras que confronta as fragmentações e lacunas relacionadas à visibilidade das temáticas étnico-raciais no cinema.

[Recebido em: 20 set. 2023 – Aceito em: 10 nov. 2023]

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Biografía del autor/a

Mateus Silva de Souza, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Graduando pela Universidade Federal de Sergipe, foi bolsista PIBIC/CNPq (2020-2023), relacionando processos entre a fotografia, cinema e o campo da educação. Como pesquisador, desenvolveu projetos que ampliaram os diálogos entre o fazer cinema, suas características e as inúmeras maneiras de distribuição, além de desenvolver projetos que abordam a pluralidade da fotografia e suas narrativas sociais para além da semiologia que a arte aplica. É um dos coordenadores auxiliares do NICE/UFS – Programa Interdisciplinar de Cinema e Educação e faz parte do grupo de pesquisa LAPPA – Laboratório de Pesquisa e Produção Audiovisual/CNPq.

Maria Beatriz Colucci, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Professora Associada da Universidade Federal de Sergipe, mestre e doutora em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP, com pesquisa de pós-doutoramento (2018) junto ao PPGCom da UFJF, sobre o ensaio no documentário contemporâneo. Na UFS, atua na Graduação em Cinema e Audiovisual e no Mestrado Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais, vinculado ao Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Cinema (PPGCINE). Como docente ministra disciplinas relacionadas à fotografia, documentário e o campo cinema-educação. Como pesquisadora, desenvolve projetos relacionados aos processos criativos em fotografia e cinema, educação e direitos humanos. É uma das coordenadoras do NICE/UFS – Programa Interdisciplinar de Cinema e Educação – e do grupo de pesquisa LAPPA – Laboratório de Pesquisa e Produção Audiovisual/CNPq.

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Publicado

2024-05-04

Cómo citar

SOUZA, M. S. de; COLUCCI, M. B. Fotofilmes e representatividade negra em “Travessia” (2017), de Safira Moreira. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 11, n. 2, p. 131–146, 2024. DOI: 10.30620/gz.v11n2.p131. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/v11n2p131. Acesso em: 21 dic. 2024.