Reivindicar a imagem
o uso do dispositivo fotográfico no resgate da identidade
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v11n02.p113Palabras clave:
Dispositivo fotográfico, Memória, Imagem, IdentidadeResumen
Proponho nesse artigo um diálogo entre a imagem fotográfica enquanto dispositivo sob a perspectiva identitária (HALL, 2013) presente em três produções audiovisuais: A Vida Na Terra (1998), do diretor mauritano Abderrahmane Sissako; o curta-metragem Travessia (2017), de Safira Moreira e o filme/videoclipe Bluesman (2018), de Baco Exu do Blues. A reivindicação da imagem (NASCIMENTO, 1989) presente nas produções, a partir do dispositivo fotográfico (VALE, 2016) enquanto instrumento narrativo, ocupa lugar de destaque e de visibilidade. Por fim, pretendo levantar outros aspectos considerados relevantes presentes nas obras, relacionando-os ao uso de textos que desempenham papel fundamental na reflexão e na criação da narrativa.
[Recebido em: 25 set. 2023 – Aceito em: 10 dez. 2023]
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