Estratégias de fortalecimento linguístico e cultural no colégio estadual indígena de Corumbauzinho, Prado-BA
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v11n1.p49Palabras clave:
Língua Indígena, Patxôhã, Professor de CulturaResumen
Atualmente, os professores indígenas estão ensinando a língua indígena e a cultura nas escolas indígenas. Todavia, os pais consideram o ensino da língua e da cultura um pouco fraco, principalmente na aldeia Corumbauzinho. Assim, o objetivo desse trabalho é identificar as estratégias elaboradas pelos professores Pataxó da aldeia Corumbauzinho, com a finalidade de fortalecer o ensino da cultura e da língua indígena. Essa pesquisa utilizará a abordagem qualitativa. Como resultado, observa-se que os professores indígenas da aldeia Corumbauzinho esforçam-se para fortalecer a língua e a cultura indígena utilizando várias estratégias. Conclui-se que a Secretaria de Educação do Estado da Bahia pode ajudar a fortalecer a língua e a cultura indígena através de concursos públicos específicos para professor de cultura, assim como promovendo mais formações continuadas para professores que atuam com a língua e com a cultura indígena.
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