Letramento Crítico

Questões conceituais e sua relação no contexto de ensino de Língua Inglesa

Autores/as

  • Rosiane Souza de Matos MOUTINHO Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Renata Vieira dos SANTOS Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v8n1.p127

Palabras clave:

Letramento Crítico, Ensino, Língua Inglesa

Resumen

O presente artigo parte de uma revisão bibliográfica de cunho teórico-reflexivo com objetivo de discutir o ensino de língua inglesa na perspectiva do letramento crítico, buscando encontrar insumos que indiquem possíveis possibilidades, discussões, mudanças de concepções e de práticas pedagógicas. O trabalho está dividido em três sessões, nas quais busca-se ampliar a discussão acerca do ensino da língua inglesa na perspectiva do letramento crítico, amparando-se em estudos desenvolvidos por Paulo Freire (2008, 1987, 1981), Clarissa M. Jordão (2007), Magda Soares (2005; 2008), Mclaughlin e Devoogd (2004). Ao final do trabalho, chegamos à conclusão de que é imperiosa a necessidade de resgatar a função social da língua inglesa no currículo escolar da escola pública, pautada na concepção de letramento crítico, uma vez que por este caminho oportuniza-se a emancipação e o empoderamento do sujeito.

[Recebido: 23 jun. 2020 – Aceito: 10 ago. 2020]

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rosiane Souza de Matos MOUTINHO, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Possui graduação em Letras – Língua Inglesa e Respectivas Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia (2019) e graduação em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná (2007).

Renata Vieira dos SANTOS, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Possui graduação em Letras – Língua Inglesa e Respectivas Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia (2019) e graduação em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná (2007). Especialização em Coordenação e Gestão Escolar pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias, FAC, Brasil (2011).

Citas

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclo do ensino fundamental: língua estrangeira. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pcn_estrangeira.pdf. Acesso em: 27 fev. 2013.

COELHO, H. S. H. É possível aprender inglês em escolas públicas? Crenças de professores e alunos sobre o ensino de inglês em escolas públicas. 2005. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2005.

FREIRE, Paulo. A Importância de o Ato de Ler. Em três artigos que se completam. Moderna. São Paulo, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. 1997.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

FREIRE, Paulo; MACEDO, Donaldo. Literacy: reading the word and the world. London: Routledge and Kegan Paul, 1987.

JORDÃO, C. M. As lentes do discurso: letramento e criticidade no mundo digital. Campinas, SP: 2007.

JORDÃO, C. M.; FOGAÇA, F. C. Ensino de inglês, letramento crítico e cidadania: um triângulo amoroso bem-sucedido. Rev. Línguas & Letras, Cascavel. Paraná, v. 8, n. 14, 2007.

JÚNIOR, Elio Marques de Souto. O letramento crítico no ensino/aprendizagem de línguas na perspectiva dialógica. Cadernos do CNLF, vol. XVIII, nº 03. Rio de Janeiro: CIFEFIL, 2014. Disponível em: http://www.filologia.org.br/xviii_cnlf/cnlf/03/Cad_CNLF_XVIII_03_ensino.pdf. Acesso em: 01 de mar de 2019.

LEFFA, Vilson J. A look at students’ concept of language learning. Trabalhos em Lingüística Aplicada, Campinas, n. 17, p. 57-65, 1991.

SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. São Paulo: Contexto, 2008.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Hori-zonte: Autêntica, 2005.

VILLARDI, Raquel. Ensinando a gostar de ler: formando leitores para a vida inteira. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999.

Publicado

2020-09-23

Cómo citar

MOUTINHO, R. S. de M.; SANTOS, R. V. dos. Letramento Crítico: Questões conceituais e sua relação no contexto de ensino de Língua Inglesa. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 8, n. 1, p. 127–146, 2020. DOI: 10.30620/gz.v8n1.p127. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/8929. Acesso em: 29 nov. 2024.