Letramento Crítico

Questões conceituais e sua relação no contexto de ensino de Língua Inglesa

Autores

  • Rosiane Souza de Matos Moutinho Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Renata Vieira dos Santos Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v8n1.p127

Palavras-chave:

Letramento Crítico, Ensino, Língua Inglesa

Resumo

O presente artigo parte de uma revisão bibliográfica de cunho teórico-reflexivo com objetivo de discutir o ensino de língua inglesa na perspectiva do letramento crítico, buscando encontrar insumos que indiquem possíveis possibilidades, discussões, mudanças de concepções e de práticas pedagógicas. O trabalho está dividido em três sessões, nas quais busca-se ampliar a discussão acerca do ensino da língua inglesa na perspectiva do letramento crítico, amparando-se em estudos desenvolvidos por Paulo Freire (2008, 1987, 1981), Clarissa M. Jordão (2007), Magda Soares (2005; 2008), Mclaughlin e Devoogd (2004). Ao final do trabalho, chegamos à conclusão de que é imperiosa a necessidade de resgatar a função social da língua inglesa no currículo escolar da escola pública, pautada na concepção de letramento crítico, uma vez que por este caminho oportuniza-se a emancipação e o empoderamento do sujeito.

[Recebido: 23 jun. 2020 – Aceito: 10 ago. 2020]

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Biografia do Autor

Rosiane Souza de Matos Moutinho, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Possui graduação em Letras – Língua Inglesa e Respectivas Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia (2019) e graduação em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná (2007).

Renata Vieira dos Santos, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Possui graduação em Letras – Língua Inglesa e Respectivas Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia (2019) e graduação em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná (2007). Especialização em Coordenação e Gestão Escolar pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias, FAC, Brasil (2011).

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Publicado

2020-09-23

Como Citar

MOUTINHO, R. S. de M.; SANTOS, R. V. dos. Letramento Crítico: Questões conceituais e sua relação no contexto de ensino de Língua Inglesa. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 8, n. 1, p. 127–146, 2020. DOI: 10.30620/gz.v8n1.p127. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/8929. Acesso em: 28 mar. 2024.