Ensino e aprendizagem em espaços não formais
conscientização e participação política na Web
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v6n2.p133Palabras clave:
Educação, Ensino-aprendizagem, Política, Novos letramentosResumen
Este artigo apresenta uma pesquisa qualitativa que explora um gênero bastante popular na Internet, os memes, buscando compreendê-lo como formas de argumentação, expressão e participação política que podem levar a construção de cidadãos críticos tanto nos espaços digitais como fora deles. O estudo se estabelece de maneira interdisciplinar, congregando estudos de educação, comunicação, linguagens e política, buscando analisar alguns textos meméticos e observar possibilidades de ensino-aprendizagem fora de ambientes formais de ensino. Sob a ótica de pesquisadores como Martín-Barbero (2014); Castells (2003); Lankshear & Knobel (2007) e Shifman (2014), os memes foram avaliados como bons canais de comunicação, permitindo um uso frutífero desse gênero para o contato de leitores críticos com a política.
[Recebido: 31 out. 2017 – Aceito: 4 dez. 2018]
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