Ensino e aprendizagem em espaços não formais

conscientização e participação política na Web

Authors

  • Pedro Henrique PEREIRA Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v6n2.p133

Keywords:

Educação, Ensino-aprendizagem, Política, Novos letramentos

Abstract

Este artigo apresenta uma pesquisa qualitativa que explora um gênero bastante popular na Internet, os memes, buscando compreendê-lo como formas de argumentação, expressão e participação política que podem levar a construção de cidadãos críticos tanto nos espaços digitais como fora deles. O estudo se estabelece de maneira interdisciplinar, congregando estudos de educação, comunicação, linguagens e política, buscando analisar alguns textos meméticos e observar possibilidades de ensino-aprendizagem fora de ambientes formais de ensino. Sob a ótica de pesquisadores como Martín-Barbero (2014); Castells (2003); Lankshear & Knobel (2007) e Shifman (2014), os memes foram avaliados como bons canais de comunicação, permitindo um uso frutífero desse gênero para o contato de leitores críticos com a política.

[Recebido: 31 out. 2017 – Aceito: 4 dez. 2018]

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Pedro Henrique PEREIRA, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Mestre em Inglês - Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), graduado e licenciado em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Inglesa pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e mobilidade acadêmica na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Portugal). Desenvolve pesquisa em Análise Crítica do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: mídias, gêneros discursivos, representações semióticas, movimentos sociais e políticos, identidades e sociedade. Atuou como monitor de Licenciatura em Língua Portuguesa (2013-2014) e professor de língua portuguesa e suas literaturas no Colégio Objetivo ABC e no projeto de extensão CPPU - Cursinho Popular Pimentas-Unifesp (2013-2015). Foi aluno especial na pós-graduação em Literatura Comparada e em Medicina Preventiva da Universidade de São Paulo. Atualmente, é professor de literatura e língua portuguesa no Colégio Ser (Ensino Médio e Fundamental) e no curso popular pré-vestibular/ENEM, CPPA - Curso Popular Portas Abertas, da prefeitura de Ribeirão Pires. Em 2018, foi aprovado no concurso para professor substituto na Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

References

ARENDT, H. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

CASTELLS, M. A Galáxia da Internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

CASTELLS, M. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet. Tradução MEDEIROS, C.A. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

DAWKINS, R. Memes: os novos replicadores. In: O gene egoísta. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. p. 325-343.

FAIRCLOUGH, N. Analysing discourse: Textual analysis for social research. London: Routledge, 2003.

MARTÍN-BARBERO, J. A Comunicação na Educação. São Paulo: Contexto, 2014.

LANKSHEAR, C. & KNOBEL, M. A new literacies samplers. New York: Peter Lang Publishing, 2007.

MILNER, R. M. The world made meme: discourse and identity in participatory media. University of Kansas. Unpublished PhD dissertation, 2012.

SHIFMAN, L. Memes in Digital Culture. Massachusetts: The MIT Press, 2014.

SZANIECKI, B. Estética da multidão. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

PEREIRA, P. H. Protesting genres: semiotic representations of 2015 Brazilian demonstrations. Universidade Federal de Santa Catarina. Dissertação de mestrado não publicada, 2017.

PRETTO, N L.; SILVEIRA, S.A (Org.). Além das redes de colaboração: internet, diversidade cultural e tecnologias do poder. Salvador: EDUFBA, 2008.

ROJO, R. & MOURA, E. (Org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

SILVEIRA, S. A.; BRAGA, S.; PENTEADO, C. (Org.) Cultura, política e ativismo nas redes digitais. São Paulo : Editora Fundação Perseu Abramo, 2014, p. 15-29.

Published

2018-12-19

How to Cite

PEREIRA, P. H. Ensino e aprendizagem em espaços não formais: conscientização e participação política na Web. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 6, n. 2, p. 133–156, 2018. DOI: 10.30620/gz.v6n2.p133. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/6099. Acesso em: 22 nov. 2024.