Letramento digital
novas perspectivas para a prática cidadã/digital
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v6n2.p17Palabras clave:
Letramento digital, Cidadania, Sociedade de informaçãoResumen
Inicialmente o conceito de letramento era focado nos textos impressos, mas com o avanço das novas tecnologias de informação foi crescendo a importância do domínio dos textos digitais. Na internet há um volume gigantesco de informações disponíveis, nesse contexto o indivíduo letrado é aquele capaz de se comunicar por meio das tecnologias de informação, além de acessar e selecionar informações que poderão ser úteis em sua vida pessoal ou profissional. De uma forma geral, neste texto reflito sobre a importância do letramento digital para o pleno desenvolvimento da cidadania em uma sociedade de informação, além do papel que pode ser desempenhado pela escola nesse processo.
[Recebido: 31 out. 2017 – Aceito: 4 dez. 2018]
Descargas
Citas
ALMEIDA, Heloisa Buarque de. Identificações afetivas: telenovelas e as interpretações das audiências. Runa XXXIV (2), p. 163-176, 2013.
BARTON, David & HAMILTON, Mary. Expanding the new literacy studies: using photographs to explore literacy as social practice. IN: BARTON, David; HAMILTON, Mary & iVANIC, Roz (Org.). Situated literacies. London: Routledge, 2000 2000. p. 16-33.
BARTON, David & HAMILTON, Mary. Práticas de letramento. IN: BARTON, David; Hamilton, Mary & IVANIC, Roz (Org.). Situated literacy. London: Routledge, 2000, p. 7-15. Tradução livre: Glícia Azevedo Tinoco.
BUZATO, M. E. K. Letramento digital: um lugar para pensar em internet, educação e oportunidades. In: Congresso Ibero-Americano Educarede, 3., São Paulo, 2006. Anais. São Paulo: CENPEC, 2006.
CASTELLS, MANUEL. A sociedade em rede. Trad. Roneide Venancio Majer. – 17. edição, – São Paulo: Paz e Terra, 2016.
FINGER-KRATOCHVIL, CLAUDIA. Letramento e tecnologia: o aprendiz estratégico e crítico na era da informação. In: NASCIMENTO, AD., and HETKOWSKI, TM.,(Org.). Educação e contemporaneidade: pesquisas científicas e tecnológicas [online]. Salvador: EDUFBA, 2009.
JORDÃO, Teresa Cristina. A formação do professor para a educação em um mundo digital. In. TV Escola/Salto para o futuro; Tecnologias digitais na educação. Ano XIX boletim 19 - Novembro-Dezembro/2009.
HAMBURGER, Esther. O Brasil antenado: A sociedade da novela. – Rio de Janeiro: J. Zahar Editor, 2005.
KLEIMAN, Angela B. Letramento na contemporaneidade / Literacy in the Contemporary Scene. Bakhtiniana, São Paulo, 2014.
KLEIMAN, A. B. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, A. B. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado das Letras, 1995. p. 15-61.
MARZARI, Gabriela Quatrin. Repensando a sala de aula a partir do letramento digital. In. Entretextos, Londrina, v.14, n.2, p. 7-25, jul./dez.2014.
Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras [livro eletrônico]: TIC educação 2016. Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, [editor]. – São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2017.
STREET, Brian. Perspectivas interculturais sobre o letramento. In: Revista de Filologia e Linguística Portuguesa. n. 8, p. 465-488, 2006.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo de compromisso:
Assumindo a criação original do texto proposto, declaro conceder à Grau Zero o direito de primeira publicação, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License, e permitindo sua reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. Em contrapartida, disponho de autorização da revista para assumir contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada, bem como permissão para publicar e distribuí-lo em repositórios ou páginas pessoais após o processo editorial, aumentando, com isso, seu impacto e citação.