Letramento digital

novas perspectivas para a prática cidadã/digital

Authors

  • Mozart Aubert Nascimento COELHO Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v6n2.p17

Keywords:

Letramento digital, Cidadania, Sociedade de informação

Abstract

Inicialmente o conceito de letramento era focado nos textos impressos, mas com o avanço das novas tecnologias de informação foi crescendo a importância do domínio dos textos digitais. Na internet há um volume gigantesco de informações disponíveis, nesse contexto o indivíduo letrado é aquele capaz de se comunicar por meio das tecnologias de informação, além de acessar e selecionar informações que poderão ser úteis em sua vida pessoal ou profissional. De uma forma geral, neste texto reflito sobre a importância do letramento digital para o pleno desenvolvimento da cidadania em uma sociedade de informação, além do papel que pode ser desempenhado pela escola nesse processo.

[Recebido: 31 out. 2017 – Aceito: 4 dez. 2018]

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Mozart Aubert Nascimento COELHO, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural da Universidade do Estado da Bahia – UNEB/CAMPUS II.

References

ALMEIDA, Heloisa Buarque de. Identificações afetivas: telenovelas e as interpretações das audiências. Runa XXXIV (2), p. 163-176, 2013.

BARTON, David & HAMILTON, Mary. Expanding the new literacy studies: using photographs to explore literacy as social practice. IN: BARTON, David; HAMILTON, Mary & iVANIC, Roz (Org.). Situated literacies. London: Routledge, 2000 2000. p. 16-33.

BARTON, David & HAMILTON, Mary. Práticas de letramento. IN: BARTON, David; Hamilton, Mary & IVANIC, Roz (Org.). Situated literacy. London: Routledge, 2000, p. 7-15. Tradução livre: Glícia Azevedo Tinoco.

BUZATO, M. E. K. Letramento digital: um lugar para pensar em internet, educação e oportunidades. In: Congresso Ibero-Americano Educarede, 3., São Paulo, 2006. Anais. São Paulo: CENPEC, 2006.

CASTELLS, MANUEL. A sociedade em rede. Trad. Roneide Venancio Majer. – 17. edição, – São Paulo: Paz e Terra, 2016.

FINGER-KRATOCHVIL, CLAUDIA. Letramento e tecnologia: o aprendiz estratégico e crítico na era da informação. In: NASCIMENTO, AD., and HETKOWSKI, TM.,(Org.). Educação e contemporaneidade: pesquisas científicas e tecnológicas [online]. Salvador: EDUFBA, 2009.

JORDÃO, Teresa Cristina. A formação do professor para a educação em um mundo digital. In. TV Escola/Salto para o futuro; Tecnologias digitais na educação. Ano XIX boletim 19 - Novembro-Dezembro/2009.

HAMBURGER, Esther. O Brasil antenado: A sociedade da novela. – Rio de Janeiro: J. Zahar Editor, 2005.

KLEIMAN, Angela B. Letramento na contemporaneidade / Literacy in the Contemporary Scene. Bakhtiniana, São Paulo, 2014.

KLEIMAN, A. B. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, A. B. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado das Letras, 1995. p. 15-61.

MARZARI, Gabriela Quatrin. Repensando a sala de aula a partir do letramento digital. In. Entretextos, Londrina, v.14, n.2, p. 7-25, jul./dez.2014.

Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras [livro eletrônico]: TIC educação 2016. Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, [editor]. – São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2017.

STREET, Brian. Perspectivas interculturais sobre o letramento. In: Revista de Filologia e Linguística Portuguesa. n. 8, p. 465-488, 2006.

Published

2018-12-19

How to Cite

COELHO, M. A. N. Letramento digital: novas perspectivas para a prática cidadã/digital. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 6, n. 2, p. 17–37, 2018. DOI: 10.30620/gz.v6n2.p17. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/6094. Acesso em: 22 nov. 2024.