Performance e matéria em A Fúria do Corpo
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v4n2.p133Palabras clave:
Literatura, Romance, Performance, CorpoResumen
Este artigo aborda a narração performática em A fúria do corpo (1981) de João Gilberto Noll. A fundamentação teórica deste estudo entende a obra como um cruzamento de dois subgêneros, conforme classifica Bakhtin, cuja expressão se dá em linguagem performática, de acordo com a definição de Ravetti. A literatura de Noll tem sua estrutura interna firmada nos caminhos do corpo na linguagem, no enredo e no tempo; trata-se de uma literatura que se apropria de traços da performance, em sentido político e social. A narrativa sob a perspectiva do corpo proporciona uma aguda exposição do enunciador, do corpo e do indivíduo em si, além do local em que se passa a enunciação. Considerando aspectos da narração, analisamos como a performance do corpo se apropria, na obra, de fatores históricos, ao transparecer dados relativos à integração social do homem.
[Recebido: 07 dez. 2015 – Aceito: 08 mar. 2016]
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