A leitura e a contação de história como recurso de intervenção do psicopedagogo
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v3n2.p17Palabras clave:
Aprendizagem significativa, Comportamento leitor, Contar histórias, PsicopedagogoResumen
Este estudo tem a finalidade de dialogar sobre o papel da leitura e o contar história como recursos que podem contribuir para a ação do psicopedagogo. A intenção é investigar estes artifícios partindo do pressuposto que os indivíduos inseridos no mundo dos livros desenvolvem em maior escala seu potencial pessoal. Iremos expor a ideia de que a leitura e o contar história incidem em questões emocionais, fantasias, percepções, que despertam a sensibilidade e o comportamento leitor independente da faixa etária. O psicopedagogo neste processo promoverá novas descobertas, conhecimentos e estímulos para leitura.
[Recebido: 24 out. 2015 – Aceito: 29 out. 2015]
Descargas
Citas
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. 3. ed. São Paulo: Scipione, 2003.
ALLIENDE, Felipe; CONDEMARÍM, Mabel. A leitura: teoria, avaliação e desenvolvimento. 8. ed. Porto Alegre: Artmed, 2005.
BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito da leitura. São Paulo: Ática, 1988.
BUSSATO, Cléo. Contar e encantar: pequenos segredos da narrativa. 3. ed. São Paulo: Vozes, 2005.
CASTORINA, José Antonio [et al.]. Piaget-Vygotsky: Novas Contribuições para o debate. São Paulo: Ática, 1998.
CRAMER, Eugene H.; CASTLE, Marietta. Incentivando o amor pela leitura. Porto Alegre: Artmed, 2001.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria-análise-didática. 6. ed. São Paulo: Ática, 1993.
DOHME, Vânia D’Ângelo. Técnicas de contar história. 7. ed. São Paulo: Informal, 2000.
FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
MACHADO, Ana Maria. Como e por que ler os clássicos universais desde cedo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.
MARTUCCI, E.M. Aprendendo a contar histórias. In: Formação de contadores de histórias. São Carlos: UFSCAR, 1999.
MEIRELES, Cecília. Problemas da leitura infantil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
PIAGET, Jean. A linguagem e pensamento da criança. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
SOARES, Magda. As condições sociais da leitura uma reflexão em contraponto. In: ZILBERMAN, Regina [et al]. Leitura perspectivas interdisciplinares. São Paulo: Ática, 1988.
VYGOTSKY, Liev Semianovich. Psicologia da Arte. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2015 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo de compromisso:
Assumindo a criação original do texto proposto, declaro conceder à Grau Zero o direito de primeira publicação, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License, e permitindo sua reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. Em contrapartida, disponho de autorização da revista para assumir contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada, bem como permissão para publicar e distribuí-lo em repositórios ou páginas pessoais após o processo editorial, aumentando, com isso, seu impacto e citação.