O texto literário e a abordagem de tarefas

experiência de ensino de língua inglesa para a terceira idade

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v10n2.p193

Palabras clave:

Literatura, Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa, Terceira Idade, Ensino de Línguas Baseado em Tarefas

Resumen

Este artigo aborda, como tema primordial, o uso de texto literário ancorado à metodologia de abordagem de tarefas, integrando-os ao ensino de língua inglesa para a terceira idade. A fim de fundamentar o ensino de línguas através de literatura, apresenta-se Thaler (2016), Tiberio (2014),  e Mota (2018); Para alicerçar o ensino de língua inglesa para a terceira idade convoca-se Faria & Monteiro (2007), Vitor, Bueno & Trevisol (2022), Relvas (2005), Gonçalves (2010), Lima (2001) e Cardoso, Ribas, Silva, Gouvêa & Costa (2012); e por último, com o fim de sustentar o ensino de línguas baseado em tarefas, cita-se Ellis (2003), Nunan (1991; 2004), Skehan (1998), Trevisol (2019), Dias & Trevisol (2022), Dias, Oliveira e Trevisol (2020), e  Benson (2015). Para tanto, este trabalho se propôs a relatar a experiência em decorrência dos estudos de literatura com o público da terceira idade, assinalar as potencialidades do ensino de língua inglesa para esse público, e por fim, teorizar o ensino de línguas baseado em tarefas (TBLT). Destarte, com essa experiência, constatou-se que a abordagem de tarefas, integrada ao uso do texto literário, mostrou-se significativa para o desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas (escrita, fala, compreensão oral e leitura) no contexto de ensino de Língua Inglesa para a Terceira Idade, contribuindo, de igual modo na autoestima das cursistas.

[Recebido em 30 maio 2022 – Aceito: 10 out. 2022]

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Biografía del autor/a

Ana Carolina Vitor PEREIRA, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Graduanda em Letras, Língua Inglesa e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Ciências Humanas, Campus IV, Jacobina. Atuou no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no subprojeto (Multi)Letramentos em Língua Inglesa: possibilidades de aprendizagens no contexto escolar por meio de Tarefas pela Universidade do Estado da Bahia. Pesquisadora integrada ao grupo de pesquisa FormAção em Linguagem e Ensino (FALE) pela mesma Universidade. Bolsista de Iniciação à Extensão consoante ao Projeto FALE línguas com o Clube de Línguas: alemão, espanhol, francês, inglês voltado ao Programa Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI). Apresenta interesse pelas áreas de Linguística e Educação, especificamente o Ensino de Língua Inglesa.

Bruna Caroline dos Santos DIAS, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Graduanda em Letras - Língua Inglesa e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus IV, Jacobina. É integrante do Grupo de pesquisa FALE - FormAção em Linguagem e Ensino - e bolsista do Programa de Iniciação Científica (IC) da UNEB. Desenvolve pesquisas nas áreas de Letras e Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, especialmente no que concerne ao Ensino de Línguas Baseado em Tarefas (Task-based Language Teaching, TBLT).

Roberto Rodrigues BUENO, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Possui graduação em Letras - Licenciatura Plena - Português e Inglês pela FECILCAM - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (1998) e mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016). Atualmente é professor Assistente da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística, atuando principalmente no seguinte tema: Ensino/Aprendizagem de Língua Inglesa, Ensino de Pronúncia e Estudos Fonéticos e Fonológicos da Língua Inglesa.

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Publicado

2022-12-29

Cómo citar

PEREIRA, A. C. V.; DIAS, B. C. dos S.; BUENO, R. R. O texto literário e a abordagem de tarefas: experiência de ensino de língua inglesa para a terceira idade. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 10, n. 2, p. 193–214, 2022. DOI: 10.30620/gz.v10n2.p193. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/15735. Acesso em: 21 dic. 2024.