Formação docente no Brasil

as intenções governamentais para a educação e a prática reflexiva do professor

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v10n2.p19

Palabras clave:

Educação, Formação docente, Política educacional

Resumen

O objetivo desse artigo é refletir sobre a educação brasileira e a formação docente. Toma-se como eixo de análise a educação no Brasil desde a colonização até a contemporaneidade. Nessa perspectiva, destaca as intencionalidades do poder público para qualificar o professor, e expõe a importância da prática reflexiva docente frente às opções políticas em torno da educação pública brasileira.

[Recebido em: 30 abr. 2022 – Aceito em: 27 set. 2022]

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marleide Lima de Brito SOUSA, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Mestranda em Crítica Cultural no Programa de Pós-graduação em Crítica Cultural da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Licenciada em História, Especialista em História Política e Metodologia da Educação Profissional, ambos pela UNEB. Especialista no Ensino de História e Geografia pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID).

Citas

BARTON, David; HAMILTON, Mary. Práticas de letramento. In: BARTON, David; HAMILTON, Mary; IVANIC, Roz (Org.). Situated literacies. Trad. Glícia Azevedo Tinoco. London: Routledge, 2000. p. 7-15.

BOURDIEU, Pierre. A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e a cultura. In: Escritos de Educação, Petrópolis: Vozes, p. 41-64, 2003.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs. São Paulo: Editora 34, 1995.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

KLEIMAN, Ângela. Preciso ensinar o Letramento? Não basta ensinar a ler e escrever? Coleção Linguagem e Letramento em foco. Campinas: CEFIEL/UNICAMP, 2005.

MOURA. Dante Henrique. Educação básica e educação profissional e tecnológica: dualidade histórica e perspectivas de integração. Revista Holos. Ano 23, vol.2, 2007.

PAIVA, Wilson Alves de. O legado dos jesuítas na Educação Brasileira. Educação em revista. Belo Horizonte, vol. 31, n.4, out./dez. 2015.

PEREIRA, Áurea da Silva. Letramentos, empoderamento e aprendizagens. Campinas: Mercado de Letras, 2008.

PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Trad. Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação. Campinas, v. 14, n. 40, p. 143-155, jan./abr. 2009.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: para além da “teoria da curvatura da vara”. In: ANDE, Ano1, n.1, 1981.

SCHUELER, Alessandra F. Martinez de. Crianças e escolas na passagem do Império para a República. Revista Brasileira de História. São Paulo, vol. 19, n. 37, set. 1999.

STREET, Brian. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad. Marcos Bagno. São Pau-lo: Parábola, 2014.

Publicado

2022-12-29

Cómo citar

SOUSA, M. L. de B. Formação docente no Brasil: as intenções governamentais para a educação e a prática reflexiva do professor. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 10, n. 2, p. 19–34, 2022. DOI: 10.30620/gz.v10n2.p19. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/14135. Acesso em: 21 dic. 2024.