Dialogando entre canção popular brasileira, crítica cultural e criação musical

uso de uma linguística aplicada interdisciplinar

Autores/as

  • Jussara Keila Nascimento Souza SILVA Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF
  • Márcio Ronaldo Rodrigues VIEIRA Universidade do Estado da Bahia - UNEB http://lattes.cnpq.br/3572273775751887
  • Nilton Alex Fernandes RIBEIRO Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v10n2.p143

Palabras clave:

Musicalidade, Identidades, Cultura Popular

Resumen

O estudo apresenta a construção de imagens e identidades brasileiras na musicalidade e analisa como as características permanentes da música brasileira expressa uma memória social e uma identidade em constante processo de construção. O texto tem como objetivo discutir noções contemporâneas de cultura a partir de imagens das canções no imaginário da nação, no sentido de destacar sua elaboração nas manifestações orais no decurso da história brasileira. Além de situar o leitor no conceito de cultura popular e como a mesma é importante para o fortalecimento das identidades e subjetividades. A Música se faz presente em todos os processos históricos principalmente os relacionados com a cultura popular, a musicalidade também é uma forma de transmissão oral de cultura que por sua vez se torna um registro identitário, na construção da subjetividade dos sujeitos em seus múltiplos processos, e compreender como a mesma contar história, demarcar territórios, legitimar culturas, e acima de tudo, é uma das grandes potencialidades do processo de ensino-aprendizagem fortalece a maneiro de como a musica é vista dentro de manifestações da cultura popular em seus signos e significados.

[Recebido em: 30 mar. 2022 – Aceito em: 9 nov. 2022]

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Biografía del autor/a

Jussara Keila Nascimento Souza SILVA, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Possui licenciatura em Pedagogia (2021) e graduada em Letras com habilitação em Português e Inglês pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco (2007), trabalhou como professora desta Instituição lecionando Compreensão Textual, Estágio Supervisionado e Estrutura e Funcionamento da Educação Básica. Atualmente coordenadora pedagógica da Escola Agropecuária Municipal José de Carvalho Alcântara e da Escola Municipal de Referência em Ensino Fundamental Anos Finais – João Rodrigues de Almeida. Pós-graduada em Psicopedagogia, em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura, em Teologia e em Educação e Ética para uma Cultura de Paz pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Mestra em Extensão Rural com ênfase na Linha de Pesquisa: Identidade, Cultura e Processos Sociais (Universidade Federal do Vale do São Francisco).

Márcio Ronaldo Rodrigues VIEIRA, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Discente regular do Programa de Doutorado em Crítica Cultural da UNEB, turma de Canudos 2021. Possui graduação em Filosofia pela Universidade Católica do Salvador (1997), mestrado em Cultura, Memória e Desenvolvimento Regional pela Universidade do Estado da Bahia (2010) e mestrado em Cultura, Memória e Desenvolvimento Regional pela Universidade do Estado da Bahia (2010). Atualmente é professor auxiliar b da Universidade do Estado da Bahia, coordenador do curso de história da Universidade do Estado da Bahia, bolsista – Programa de Formação de Professores Plataforma Freire MEC, uneb – Universidad Católica de Santa Fe e professor de filosofia geral dedc xv direito da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, gênero, cultura, marisqueiras e mulheres.

Nilton Alex Fernandes RIBEIRO, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutorando em Crítica Cultural pela Universidade Estadual da Bahia (UNEB, 2021), Mestrando em COMUNICAÇÂO pela Universidade Federal de Sergipe (UFS, 2021), Mestre em Culturas populares pela Universidade Federal de Sergipe (UFS, 2020). Atualmente é professor Universitário dos cursos de Pedagogia, Ciências contábeis, História, Geografia e Educação Física na Universidade UNINTA (Polo Cipó-BA) também fotografo/ Designer Gráfico, Cantor/Compositor e Interprete de Libras.

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Publicado

2022-12-29

Cómo citar

SILVA, J. K. N. S.; VIEIRA, M. R. R.; RIBEIRO, N. A. F. Dialogando entre canção popular brasileira, crítica cultural e criação musical: uso de uma linguística aplicada interdisciplinar. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 10, n. 2, p. 143–168, 2022. DOI: 10.30620/gz.v10n2.p143. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/13907. Acesso em: 21 dic. 2024.