Leitura nas séries iniciais
uma proposta para a compreensão leitora
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v10n2.p169Palabras clave:
Ensino, Leitura, Estratégias leitorasResumen
Ler é possível e imprescindível na escola. Porém para que a leitura se realize significativamente é fundamental a utilização de metodologias adequadas à realidade e às necessidades do educando. Este trabalho, demonstra uma experiência na mediação com a leitura, em uma turma de 3º ano, das séries iniciais, do Ensino Fundamental. Em relação à abordagem é qualitativa. Para atingir esse propósito a partir de uma pesquisa-ação na qual foi utilizada a observação participante, em uma Escola da Rede Pública, situada na zona rural, do Município de Alenquer-PA. O objetivo central desta pesquisa é verificar a partir do desenvolvimento de atividades de leitura, com a utilização de estratégias leitoras, as prováveis contribuições na compreensão de textos lidos pelos alunos. Para tanto, realizou-se uma pesquisa-ação através de observação participante. A análise demonstrou ampliação nas habilidades leitoras das crianças-partícipes do projeto. Além de desenvolvimentos de habilidades socioemocionais, isso devido ao maior envolvimento e participação ativa nas atividades promovidas.
[Recebido em: 20 jan. 2022 – Aceito em: 20 set. 2022]
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