Leitura nas séries iniciais

uma proposta para a compreensão leitora

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v10n2.p169

Palabras clave:

Ensino, Leitura, Estratégias leitoras

Resumen

Ler é possível e imprescindível na escola. Porém para que a leitura se realize significativamente é fundamental a utilização de metodologias adequadas à realidade e às necessidades do educando.  Este trabalho, demonstra uma experiência na mediação com a leitura, em uma turma de 3º ano, das séries iniciais, do Ensino Fundamental. Em relação à abordagem é qualitativa. Para atingir esse propósito a partir de uma pesquisa-ação na qual foi utilizada a observação participante, em uma Escola da Rede Pública, situada na zona rural, do Município de Alenquer-PA. O objetivo central desta pesquisa é verificar a partir do desenvolvimento de atividades de leitura, com a utilização de estratégias leitoras, as prováveis contribuições na compreensão de textos lidos pelos alunos. Para tanto, realizou-se uma pesquisa-ação através de observação participante. A análise demonstrou ampliação nas habilidades leitoras das crianças-partícipes do projeto. Além de desenvolvimentos de habilidades socioemocionais, isso devido ao maior envolvimento e participação ativa nas atividades promovidas.

[Recebido em: 20 jan. 2022 – Aceito em: 20 set. 2022]

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Biografía del autor/a

Rosiane Maria da Silva COELHO, Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará – EETEPA/Santarém

Doutoranda em Educação pela Universidade Luterana do Brasil; Mestra em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Oeste do Pará; Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará; Docência Superior e Tutoria em Educação a distância; Professora de Língua Portuguesa da Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará – EETEPA Santarém.

Jarliso da Silva ALMEIDA, Centro Universitário Planalto do Distrito Federal - UNIPLAN/Unidade Itaituba

Especialista em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e Estrangeira pelo Centro Universitário Internacional; Educação a distância 4.0 pela FAEL. Graduado em Letras pela Faculdade de Itaituba; Pedagogia pela FAEL. Atualmente é professor de Língua Portuguesa na rede estadual e municipal de Itaituba. Docente no Curso de Licenciatura em Pedagogia do UNIPLAN – Unidade Itaituba.

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Publicado

2022-12-29

Cómo citar

COELHO, R. M. da S.; ALMEIDA, J. da S. Leitura nas séries iniciais: uma proposta para a compreensão leitora. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 10, n. 2, p. 169–191, 2022. DOI: 10.30620/gz.v10n2.p169. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/13548. Acesso em: 21 dic. 2024.