O uso das tecnologias assistivas como suporte para o ensino de língua portuguesa como L2 na sala do AEE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v9n1.p213

Palabras clave:

Tecnologia Assistiva, Atendimento Educacional Especializado, Aluno surdo, Língua Portuguesa, Segunda língua

Resumen

Este trabalho é parte de uma pesquisa realizada no curso de Letras Libras da Universidade Federal do Maranhão. Surgiu como resposta a um conjunto de interrogações que foram se ampliando, no decorrer do curso, a partir da premissa de que a Tecnologia Assistiva amplia as possibilidades no campo educacional e, neste sentido, o educando surdo tem sido beneficiado quando de sua utilização. Assim, o uso de Tecnologias Assistivas, no processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa como L2, é abordado no Atendimento Educacional Especializado da Escola Municipal Dra. Maria Alice. A metodologia adotada foi à pesquisa de campo, de natureza quali-quanti, do tipo descritiva. Como resultados observou-se que na sala do AEE da referida escola vêm sendo desenvolvidas ações cruciais, para a inclusão educacional de alunos surdos, considerando que os recursos utilizados propiciam uma aprendizagem mais interativa que possibilita a associação entre conceitos e ideias.

[Recebido: 31 jul. 2021 – Aceito: 20 ago. 2021]

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Biografía del autor/a

Raimunda Nonata Alves CIDREIRA, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Graduada em Letras/Libras pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Pós-graduanda em Informática na Educação – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Mestranda do Programa de Pós-graduação em Formação Docente e Práticas Educativas (PPGFOPRED) pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e atualmente participa do Grupo de Pesquisa Linguagens, Culturas e Identidades.

Heridan de Jesus Guterres Pavão FERREIRA, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutora em Informática na Educação, UFRGS (2016). Licenciada em Letras, Português/Inglês, UEMA (1998). Pedagogia, ISEPRO (2017), Mestrado em Saúde e Ambiente, UFMA (2008). Possui experiência na área de educação e antropologia, com ênfase em ensino e formação docente, além de antropologia das populações afro-brasileiras e carcerárias. Professora adjunta (Curso de Letras/Libras/UFMA). Líder do Grupo de Pesquisa Linguagens, Culturas e Identidades (CNPq). Membro permanente do Programa de Pós-graduação em Formação Docente em Práticas Educativas (PPGFOPRED) ? Mestrado Profissional em Educação. Coordena o Projeto de Vidas: religando saberes, conectando conhecimentos; Coordenadora do Subprojeto PIBID Letras Libras (ensino e tecnologias no ensino de Língua Portuguesa para surdos); atua principalmente nos seguintes temas: diversidade cultural e relações étnico-raciais, tecnologias e tecnologias assistivas, ensino e formação de professores. Realiza estudos e pesquisas sobre linguagem, em uma interface com as tecnologias assistivas, cultura popular e ensino de língua portuguesa como L2, para surdos.

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Publicado

2021-10-30

Cómo citar

CIDREIRA, R. N. A.; FERREIRA, H. de J. G. P. O uso das tecnologias assistivas como suporte para o ensino de língua portuguesa como L2 na sala do AEE. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 9, n. 1, p. 213–233, 2021. DOI: 10.30620/gz.v9n1.p213. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/12412. Acesso em: 22 nov. 2024.