Ampliação lexical da língua portuguesa para usuários surdos bilíngues por meio das mídias digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v9n1.p45

Palavras-chave:

Ensino bilíngue, Ampliação lexical, Língua portuguesa para surdos, Mídias digitais

Resumo

Este estudo investiga como um grupo de surdos bilíngues, usuários de Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua e Língua Portuguesa (LP) como segunda língua, faz uso das mídias digitais, especificamente do aplicativo Whatsapp para trocar mensagens sobre dúvidas relacionadas à LP fora da sala de aula. O estudo aprofunda achados de uma pesquisa anterior sobre estratégias linguísticas e a ampliação do léxico da LP. O aporte teórico apoia-se na literatura sobre Libras e suas legislações voltadas à Educação Bilíngue de Surdos e o uso das mídias digitais. Nesta pesquisa qualitativa foram analisadas 930 mensagens sobre a ampliação do léxico da LP, a partir da técnica de Análise de Conteúdo. A pesquisa mostrou que o Whatsapp é um recurso tecnológico que estimula os surdos a trocarem mensagens que ampliam o léxico da LP.

[Recebido: 31 jul. 2021 – Aceito: 18 ago. 2021]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiane Folchini dos Reis, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) – Câmpus Palhoça Bilíngue. Doutoranda e mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), especialista em Educação de Surdos (ULBRA), possui capacitação em Educação Especial pelo Centro Universitário La Salle e graduação em Letras pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras (FAPA). É coautora do livro didático "Em mãos, português como segunda língua para surdos" e participou da elaboração da proposta curricular de ensino de português como segunda língua para surdos, publicada pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Linha de pesquisa: currículo, ciências e tecnologias.

Ygor Corrêa, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Pós-Doutor em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), linha de pesquisa em Educação, Linguagem e Tecnologia. Pós-Doutor em Design (Design, Tecnologia e Educação), Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter). Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/PPGIE). Mestre em Linguística Aplicada, com foco em Linguagem, Interação e Tecnologia pela Universidade do Vale do Rio do Sinos (UNISINOS/PPGLA). Graduação em Letras-Inglês também pela UNISINOS. É professor no curso de Graduação em Pedagogia da UCS. Coorientador-voluntário de mestrado e doutorado em Educação junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UCS. É professor e coordenador do primeiro curso brasileiro de Especialização em Dependências Tecnológicas: Intervenções Multidisciplinares, promovido pela UCS.

Referências

ALMEIDA, Djair L. de; LACERDA, Cristina B. F. de. Português como segunda língua: a escrita de surdos em aprendizagem coletiva. Trab. Ling. Aplic., Campinas, n (58.2): 899-917, maio/ago. 2019.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL, 2002. Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm. Acesso em: 10 abr. 2020.

BRASIL, 2005. Decreto no 5626/05. Regulamenta a Lei 10.436 que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras. [on-line]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm. Acesso em: 10 abr. 2020.

BRASIL, 2014. Lei no 13.005/14. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 15 de abr. 2020.

BRASIL, 2017. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 18 de abr. de 2020.

BRASIL, 2019. Decreto no 9.465/19. Art. 35. Sobre as políticas de educação bilíngue de surdos. Disponível em: http://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/57633286. Acesso em: 15 abr. 2020.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CLAUDIO, Janaina Pereira. A construção comunicativa digital dos sujeitos comunicantes surdos: estratégias metodológicas. In: CORRÊA, Ygor; CRUZ, Carina Rebello (Org.). Língua Brasileira de Sinais e Tecnologias Digi-tais. Porto Alegre: Penso, 2019, p. 157-175.

CORRÊA, Ygor; CRUZ, Carina Rebello (Org.). Língua Brasileira de Sinais e Tecnologias Digitais. Porto Alegre: Penso, 2019, 188p.

DALTRO, Mônica Ramos; FARIA, Anna Amélia de. Relato de experiência: Uma narrativa científica na pós-modernidade. Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 19, n. 1, 2019.

FERNANDES, Sueli. Avaliação em Língua portuguesa para alunos surdos: algumas considerações. Curitiba, SEED/SUED/DEE, 2007.

FRONZA, Cátia de Azevedo. Língua portuguesa no ensino fundamental: sobre ouvintes e surdos. ReVEL, edição especial, n. 15, 2018.

GIORDANI, L. F. Encontros e desencontros da língua escrita. In: LODI, A. C. B.; MÉLO, A. D. B.; FERNANDES, E. (Org.). Letramento, Bilinguismo e Educação de Surdos. Porto Alegre: Mediação, 2015.

GOETTERT, Nelson. As tecnologias como ferramenta auxiliares na comunicação em língua portuguesa para usuários de língua brasileira de sinais. In: CORRÊA, Ygor; CRUZ, Carina Rebello (Org.). Língua Brasileira de Sinais e Tecnologias Digitais. Porto Alegre: Penso, 2019, p. 125-142.

KARNOPP, L. B. Língua de sinais e língua portuguesa: em busca de um diálogo. In: LODI, A. C. B.; HARRISON, K. M. P.; CAMPOS, S. R. L. de; TESKE, O. (Org.). Letramento e minorias. Porto Alegre: Mediação, 2002.

KARNOPP, L. B. Práticas de leitura e escrita entre os surdos. In: LODI, A. C. B.; MÉLO, A. D. B. de; FERNANDES, E. (Org.). Letramento, Bilinguismo e Educação de Surdos. Porto Alegre: Mediação, 2015a, 392p.

KARNOPP, L. B. Língua de sinais e língua portuguesa: em busca de um diálogo. In: LODI, Ana Claudia Balieiro; MÉLO, Ana Dorziat Barbosa de; FERNANDES, Eulalia. Letramento, Bilinguismo e Educação de Surdos. Porto Alegre: Mediação, 2015b, 392p.

LACERDA, C. B. F. de; LODI, A. C. B. Ensino-aprendizagem do português como segunda língua: um desafio a ser enfrentado. In: LODI, A. C. B e LACERDA, C. B. F. (Org). Uma escola duas línguas: letramento em língua portuguesa e língua de sinais nas etapas iniciais de escolarização. 4. ed. Porto Alegre: Editora Mediação, 2014, p. 143-160.

LAGE, M. C. Utilização do software NVivo em pesquisa qualitativa: uma experiência em EaD. Educação temática Digital, Campinas, v.12, n. esp., 2011, p. 198-226, mar.

LEBEDEFF, T. B. Letramento visual e surdez. O povo do olho: uma discussão sobre a experiência visual e surdez. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2017, p. 226-251.

PEREIRA, Maria Cristina da Cunha (Org.). Leitura, escrita e surdez. Secretaria da Educação, CENP/CAPE. São Paulo: FDE, 2005.

PEREIRA, Maria Cristina da Cunha. O ensino de português como segunda língua para surdos: princípios teóricos e metodológicos. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, Edição Especial n. 2/2014, p. 143-157. Editora UFPR.

PEREIRA, S. L. S.; PERLIN, G. T.T. As redes sociais digitais e as possibilidades de uma educação bilíngue de surdos no ciberespaço. Revista EDaPECI, São Cristóvão (SE) v. 16, n. 2, p. 282-298, maio /ago. 2016.

QUADROS, Ronice Müller de. Situando as diferenças implicadas na educação de surdos: inclusão/exclusão. Ponto de Vista, Florianópolis, n. 5, 2003, p. 81-111.

QUADROS, Ronice Müller de. Língua de herança: língua brasileira de sinais. Porto Alegre: Penso, 2017, 247 p.

QUADROS, R.; KARNOPP, L. B. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.

SAITO, Daniela S; PIVETTA, Elisa Maria. Framework Términus: comunidades de prática virtuais como apoio ao desenvolvimento de neologismos terminológicos em língua de sinais. In: CORRÊA, Ygor; CRUZ, Carina Rebello (Org.). Língua Brasileira de Sinais e Tecnologias Digitais. Porto Alegre: Penso, 2019, p. 79-94.

SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, María del Pilar Baptista. Metodologia de Pesquisa. Porto Alegre: Penso, 2013. SANTOS, L. C. Avaliação da intenção de uso do Whatsapp, como ferramenta de ensino/aprendizagem, por professores do ensino superior. Dissertação (mestrado em Administração) – Universidade do Grande Rio, Escola de Ciências Sociais e Aplicadas, Rio de Janeiro, 2018.

SKLIAR, Carlos (Org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. 8. ed. Porto Alegre: Mediação, 2016. 192p.

REIS, Tatiane Folchini dos; CORRÊA, Ygor; FERREIRA, Jacques Lima. Surdos e Whatsapp: uma análise da comunicação digital entre sujeitos surdos. The Specialist, v. 40, n. 3, 2019.

Publicado

2021-10-30

Como Citar

REIS, T. F. dos; CORRÊA, Y. Ampliação lexical da língua portuguesa para usuários surdos bilíngues por meio das mídias digitais. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 9, n. 1, p. 45–73, 2021. DOI: 10.30620/gz.v9n1.p45. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/12405. Acesso em: 18 abr. 2024.