Práticas de leituras no ensino intercultural de Monica's Gang
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v8n1.p147Palabras clave:
Interculturalidade, Letramento, Formações discursivas, Turma da Monica, Língua InglesaResumen
O presente trabalho propõe uma perspectiva possível na práxis pedagógica por meio da análise do discurso (formações discursivas) e do letramento, tomando a noção de interculturalidade presente nas tirinhas da Turma da Mônica (Monica´s Gang) como um possível instrumento pedagógico, diante de um contexto de ensino aprendizagem que historicamente impõe sérias “limitações” no que se refere a uma educação crítico-reflexiva. Nesse sentido, as reflexões aqui apresentadas assinalam como as dimensões interculturais nas formações discursivas encontradas na Turma da Mônica podem proporcionar uma análise crítica dos contextos em que estão inseridos os falantes de inglês como língua estrangeira, com base nos discursos presentes em tirinhas da Turma da Mônica (na versão inglesa). O trabalho foi desenvolvido através de um estudo de caráter bibliográfico utilizando o suporte teórico de Rajagopalan (2006), PCNLE (1999), Street (1993), Kleiman (2005), Orlandi (2012), apontando os conceitos de ensino de língua estrangeira, letramento e textualidade além, da necessidade de analisar textos em sala de aula. A análise nos permitiu fazermos levantamentos de mitos e preconceitos existentes na nossa cultura promovendo uma reflexão acerca do modo como a nossa sociedade vem sendo estabelecida e, quais atitudes são necessárias para que a mudança na aprendizagem de língua inglesa ocorra gradativamente enquanto, cidadãos e formadores de opinião.
[Recebido: 1 jul. 2020 – Aceito: 15 ago. 2020]
Descargas
Citas
CAMPOS, Jucimara Sobreira. Diferenças Culturais na Tradução de A Turma da Mônica. 2013. 146 f. Dissertação (Mestrado em Tradução) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
KLEIMAN, Angela B. Letramento na contemporaneidade. In: Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso. 2014. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais: linguagens códigos e suas tecnologias. PCN. Ensino Médio. Brasília/DF: MEC – Secretaria de Educação Média e Tecnológica (SEM-TEC), 1999. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/linguagem02.pdf. Acesso em: 23 ago. 2016.
ORLANDI, Eni P. Análise do discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2003.
ORLANDI, Eni P. Discurso e leitura. São Paulo: Cortez, 2012.
ORLANDI, Eni P. Discurso e texto: Formulação e circulação dos sentidos. Campinas: Pontes, 2001.
ORTIZ, R. Mundialização: saberes e crenças. São Paulo, Brasiliense, 2006.
RAJAGOPALAN, Kanavillil. Repensar o papel da linguística aplicada. In: MOITA LOPES, Luiz Paulo da (Org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006, p. 149-166.
STREET, Brian. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia, na educação. /Brian V. Street; tradução: Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial. ISBN 978-85-7934-078-9.
______
Revista eletrônica:
BAYLÃO, André Luís da Silva, SCHETTINO, Elisa Mara Oliveira. A Inserção da Mulher no Mercado de Trabalho Brasileiro. IN: XI SEGeT – Simpósio de excelência em gestão e tecnologia, Rio de Janeiro - RJ.
DEGRAFF, Deborah S., ANKER, Richard. Gênero, mercados de trabalho e o trabalho das mulheres. IN: Associação Brasileira de Estudos Populacionais. UFMG, Belo Horizonte-MG, 2004.
PENTEADO, Laiane, DANTAS, Jonathan dos Santos. Os desafios para a diversificação das áreas de produção de fumo no Brasil. IN: XI Encontro Nacional da Anpege. A diversidade da geografia brasileira: escalas e dimensões da análise e da ação. ISSN: 21758875, Presidente Prudente-SP, 2015.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo de compromisso:
Assumindo a criação original do texto proposto, declaro conceder à Grau Zero o direito de primeira publicação, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License, e permitindo sua reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. Em contrapartida, disponho de autorização da revista para assumir contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada, bem como permissão para publicar e distribuí-lo em repositórios ou páginas pessoais após o processo editorial, aumentando, com isso, seu impacto e citação.