Podcast criação em debate

traços narrativos de graduando em Letras

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v12n1.p229

Keywords:

Podcast, Práticas de Letramento, Ferramentas digitais, Traços narrativos, Formação docente

Abstract

Este estudo tem a finalidade de socializar traços narrativos de estudante de graduação na Licenciatura em Letras, que desenvolve práticas de letramentos com o uso do gênero Podcast no contexto do Programa de Extensão Lugar de Criação. O objeto de estudo se configura em um percurso sobre a experiência de um graduando de Licenciatura em Letras, que raleia pelo universo de criação de um Podcast na perspectiva de debates acadêmicos, pois necessita de um mapeamento cartográfico como arranjo metodológico de investigação, entrelaçado em autobiográfico e documental, para uma prática de letramentos que se constitui nas práxis sociais. Para tanto, autores como Kleiman (1995) e Street (2010) com letramento no plural e práticas sociais de letramento; Buzato (2006) com o letramento numa perspectiva das ferramentas digitais; Deleuze e Guattari (2011), com rizoma cartográfico e Duque-Estrada (2009), sobre o devir autográfico. Com considerações relevantes para expansão de outros estudos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lucas de Jesus Santos, Universidade Petrolina - UPE

Graduação na Licenciatura em Letras Português Inglês (em andamento, 7º período) Universidade Petrolina, UPE - Campus Petrolina.

Nazarete Andrade Mariano, Programa de Crítica Cultural - UNEB

Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Crítica Cultural na UNEB - Campus II - na Linha II Letramento, Identidade e Formação de Educadores/as.

References

BARTHES, Roland. Aula: aula inaugural da cadeira de Semiologia Literária no Colégio da França, pronunciada em 07 de janeiro de 1977. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. 14. ed. São Paulo: Editora Cultrix, 2009.

BRAGA, D. B. Tecnologia e participação social no processo e consumo de bens culturais: novas possibilidades trazidas pelas práticas letradas digitais mediadas pela internet. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 49, n. 2, p. 373-391, 2010. Disponível em: novas possibilidades trazidas pelas práticas letradas digitais mediadas pela Internet Tecnologia e participação social no processo de produção e consumo de bens culturais . Último acesso em: 28 de abril de 2024.

BUNZEN, Clecio. Prefácio. Letramentos sociais: abordagens críticas do desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad. Marcos Bagno – 1. ed. – São Paulo: Parábola Editorial, 2014. p. 07-11.

BUZATO, Marcelo E. K. Letramentos Digitais e Formação de Professores. III Congresso Ibero-Americano Educa Rede: Educação, Internet e Oportunidades. Memorial da América Latina, São Paulo, BRASIL, 29 a 30 de maio de 2006. Disponível em: (PDF) Letramentos Digitais e Formação de Professores. Último acesso em: 27 de abril de 2024.

COSCARELLI, Carla Viana. (Org.). Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola Editorial, 2016. 192p. Disponível em: COSCARELLI, Carla Viana. (Org.). Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola Editorial, 2016. 192p. Francisco Jeimes de Oli. Último acesso em 28 de abril de 2024.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix, (1980[2011]). Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia 2. Volume 1. Tradição de Ana Lúcia de Oliveira, Aurélio Guerra Neto e Celia Pinto Costa - São Paulo: Editora 34, 2012.

DELEUZE, Gilles, (1968[2021]). Diferença e repetição. Trad. Luiz Orlandi, Roberto Machado. - 3ª ed. Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz e Terra.

DERRIDA, Jacques. Acts of Literature. Edited by Derek Attridge. Routledge, Chapman and Hall, inc., 1992.

DUQUE-ESTRADA, Elizabeth Muylaert. Devires Autobiográficos: a atualidade da escrita de Si. Rio de Janeiro: NAU/Editora PUC-Rio, 2009.

KLEIMAN, Ângela, (1985[2008]). Leitura: Ensino e pesquisa – Campinas, SP: Pontes Editores, 3ª edição.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 10. ed. – São Paulo: Cortez, 2010.

MARIANO, Nazarete A. et al. A Docência e os Desafios de Trabalhos Remotos: Reflexões na Perspectiva das Práticas Sociais de Letramento. Disponível em: A docência e os desafios de trabalhos remotos: reflexões na perspectiva das práticas sociais de letramento | International Journal of Development Research (IJDR).Último acesso em: 28 de abril de 2024.

MARIANO Nazarete A. et al. A docência e os desafios de trabalhos remotos: reflexões na perspectiva das práticas sociais de letramento. Disponível em: A docência e os desafios de trabalhos remotos: reflexões na perspectiva das práticas sociais de letramento | International Journal of Development Research (IJDR). Último acesso em: 28 de abril de 2024.

STREET, Brian V. Os novos estudos sobre o letramento: histórico e perspectivas. In: Cultura escrita e letramento. Org: MARINHO, Marildes; CARVALHO, Gilcinei Teodoro. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010, p. 33-53.

STREET, Brian V. Letramentos sociais: abordagens críticas do desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad. Marcos Bagno – 1. ed. – São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

Published

2024-06-21

How to Cite

SANTOS, L. de J.; MARIANO, N. A. Podcast criação em debate: traços narrativos de graduando em Letras. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 12, n. 1, p. 229–241, 2024. DOI: 10.30620/gz.v12n1.p229. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/v12n1p229. Acesso em: 21 dec. 2024.