Podcast criação em debate
traços narrativos de graduando em Letras
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v12n1.p229Keywords:
Podcast, Práticas de Letramento, Ferramentas digitais, Traços narrativos, Formação docenteAbstract
Este estudo tem a finalidade de socializar traços narrativos de estudante de graduação na Licenciatura em Letras, que desenvolve práticas de letramentos com o uso do gênero Podcast no contexto do Programa de Extensão Lugar de Criação. O objeto de estudo se configura em um percurso sobre a experiência de um graduando de Licenciatura em Letras, que raleia pelo universo de criação de um Podcast na perspectiva de debates acadêmicos, pois necessita de um mapeamento cartográfico como arranjo metodológico de investigação, entrelaçado em autobiográfico e documental, para uma prática de letramentos que se constitui nas práxis sociais. Para tanto, autores como Kleiman (1995) e Street (2010) com letramento no plural e práticas sociais de letramento; Buzato (2006) com o letramento numa perspectiva das ferramentas digitais; Deleuze e Guattari (2011), com rizoma cartográfico e Duque-Estrada (2009), sobre o devir autográfico. Com considerações relevantes para expansão de outros estudos.
Downloads
References
BARTHES, Roland. Aula: aula inaugural da cadeira de Semiologia Literária no Colégio da França, pronunciada em 07 de janeiro de 1977. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. 14. ed. São Paulo: Editora Cultrix, 2009.
BRAGA, D. B. Tecnologia e participação social no processo e consumo de bens culturais: novas possibilidades trazidas pelas práticas letradas digitais mediadas pela internet. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 49, n. 2, p. 373-391, 2010. Disponível em: novas possibilidades trazidas pelas práticas letradas digitais mediadas pela Internet Tecnologia e participação social no processo de produção e consumo de bens culturais . Último acesso em: 28 de abril de 2024.
BUNZEN, Clecio. Prefácio. Letramentos sociais: abordagens críticas do desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad. Marcos Bagno – 1. ed. – São Paulo: Parábola Editorial, 2014. p. 07-11.
BUZATO, Marcelo E. K. Letramentos Digitais e Formação de Professores. III Congresso Ibero-Americano Educa Rede: Educação, Internet e Oportunidades. Memorial da América Latina, São Paulo, BRASIL, 29 a 30 de maio de 2006. Disponível em: (PDF) Letramentos Digitais e Formação de Professores. Último acesso em: 27 de abril de 2024.
COSCARELLI, Carla Viana. (Org.). Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola Editorial, 2016. 192p. Disponível em: COSCARELLI, Carla Viana. (Org.). Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola Editorial, 2016. 192p. Francisco Jeimes de Oli. Último acesso em 28 de abril de 2024.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix, (1980[2011]). Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia 2. Volume 1. Tradição de Ana Lúcia de Oliveira, Aurélio Guerra Neto e Celia Pinto Costa - São Paulo: Editora 34, 2012.
DELEUZE, Gilles, (1968[2021]). Diferença e repetição. Trad. Luiz Orlandi, Roberto Machado. - 3ª ed. Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz e Terra.
DERRIDA, Jacques. Acts of Literature. Edited by Derek Attridge. Routledge, Chapman and Hall, inc., 1992.
DUQUE-ESTRADA, Elizabeth Muylaert. Devires Autobiográficos: a atualidade da escrita de Si. Rio de Janeiro: NAU/Editora PUC-Rio, 2009.
KLEIMAN, Ângela, (1985[2008]). Leitura: Ensino e pesquisa – Campinas, SP: Pontes Editores, 3ª edição.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 10. ed. – São Paulo: Cortez, 2010.
MARIANO, Nazarete A. et al. A Docência e os Desafios de Trabalhos Remotos: Reflexões na Perspectiva das Práticas Sociais de Letramento. Disponível em: A docência e os desafios de trabalhos remotos: reflexões na perspectiva das práticas sociais de letramento | International Journal of Development Research (IJDR).Último acesso em: 28 de abril de 2024.
MARIANO Nazarete A. et al. A docência e os desafios de trabalhos remotos: reflexões na perspectiva das práticas sociais de letramento. Disponível em: A docência e os desafios de trabalhos remotos: reflexões na perspectiva das práticas sociais de letramento | International Journal of Development Research (IJDR). Último acesso em: 28 de abril de 2024.
STREET, Brian V. Os novos estudos sobre o letramento: histórico e perspectivas. In: Cultura escrita e letramento. Org: MARINHO, Marildes; CARVALHO, Gilcinei Teodoro. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010, p. 33-53.
STREET, Brian V. Letramentos sociais: abordagens críticas do desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad. Marcos Bagno – 1. ed. – São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo de compromisso:
Assumindo a criação original do texto proposto, declaro conceder à Grau Zero o direito de primeira publicação, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License, e permitindo sua reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. Em contrapartida, disponho de autorização da revista para assumir contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada, bem como permissão para publicar e distribuí-lo em repositórios ou páginas pessoais após o processo editorial, aumentando, com isso, seu impacto e citação.