The affective and ancestral experience in black cinema

Authors

  • Thais Alves dos Santos Associação de Profissionais do Audiovisual Negro - APAN

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v11n2.p323

Keywords:

Affective experience, Ancestral experience, Black cinema, Essay

Abstract

Filmmaking, beyond being a technical craft and a source of livelihood, is also a collective tool that fosters a healing movement for the ruptures and gaps left in our history as racialized people. It serves as a retelling of past narratives and a vision towards the future we desire. “I am ancestral when I gaze into the eyes of the future. Therein lies the power of word – action – image”.

[Received on: Oct 15, 2023 – Accepted on: Nov 30, 2023]

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Author Biography

Thais Alves dos Santos, Associação de Profissionais do Audiovisual Negro - APAN

Realizadora Audiovisual, documentarista, fotógrafa e multiartista, com 11 anos de experiência na área do Audiovisual e fotografia. Gestora do coletivo Sobre Olhar, CEO da produtora Imaginaria Criações artísticas, foi uma das fundadoras do Núcleo Negro de pesquisae Criação, coletivo artistico atuante desde 2016. Tem formação técnica em cenografia pelo Instituto Criar em 2010, Graduação em fotografia na universidade Anhembi Morumbi, estudou roteiro na «InC” Instituto de Cinema e na Escola B_arco com Marta Nehring. Trabalhou nas produtoras O2 Filmes, Paranoid, Realejo Filmes, Molotov Filmes, Duo2Tv, Blues Content, Olé Produções e Amigos da Arte (APAA), produzindo publicidade, documentários, séries Doc-Fic e o filme longa Metragem “Júlio quer Saber”. Participou na produção da 2ª Mostra Taturana de Cinema: Democracia e Antirracismo e acompanhamento de parcerias com Cineclubes no território Nacional. Como educadora participou das Oficinas Vídeo Criar durante 6 anos, com oficinas de Audiovisual em escolas e Ongs localizadas nas periferias de São Paulo e na Causar Transformadora Social, com oficinas de Audiovisual Mobile. Na fotografia acompanha, artistas e grupos de teatro na cidade de São Paulo, registrando suas trajetórias, junto com a pesquisa de se fazer teatro e permanência desses grupos enquanto coletivos.

References

ALMA no Olho. Direção: Zózimo Bulbul Produção: Zózimo Bulbul Local: Brasil, 1973. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PFDBtH7AHWo.

AMOR Maldito. Direção: Adélia Sampaio Produção: Francisco Damásio e Adélia Sampaio Local: Brasil, 1984. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=RT5T4a-aCvI.

De, Jeferson. Dogma Feijoada, O Cinema Negro Brasileiro. São Paulo. Cultura – Fundação Padre Anchieta, 2005.

Published

2024-05-04

How to Cite

SANTOS, T. A. dos. The affective and ancestral experience in black cinema. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 11, n. 2, p. 323–326, 2024. DOI: 10.30620/gz.v11n2.p323. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/v11n2p323. Acesso em: 16 jul. 2024.