Letramento literário em rede
entre a literatura e a semiótica em defesa da voz dos excluídos
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v8n1.p83Keywords:
Letramento literário, Semiótica, SubalternidadeAbstract
Este artigo visa produzir uma reflexão crítica sobre práticas de letramentos no espaço virtual a partir do texto literário associado à semiótica, para conhecer uma nova língua-literária que emerge da autoria de grupos marginalizados. Dessa forma, utilizaremos vídeos literários estudantis disponíveis no youtube, que discutem o silenciamento dos subalternos nos espaços de poder e o site literário Recanto das Letras. Trata-se de uma pesquisa investigativa pautada nas teorias da intersemiose de Roland Barthes(2001) e da desconstrução de Jacques Derrida(2001; 2014), que propõe apresentar a voz de subalternos como leitor-autor, numa perspectiva linguística-literária, semiológica e histórica a partir do livro “Quando a escola é de vidro”, de Ruth Rocha e do filme “Que é isso, companheiro?”, direção Bruno Barreto, baseado no livro homônimo de Fernando Gabeira.
[Recebido: 1 jul. 2020 – Aceito: 15 ago. 2020]
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