Autorrepresentação e verdade

dissidência sexual no poetry slam

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v10n1.p87

Keywords:

Slam, Autorrepresentação, Lesbianidade, Verdade

Abstract

Assim como existe uma disputa pela representação dos sujeitos alterizados no campo teórico, esse movimento também acontece no campo literário e artístico. Em vista disso, as mulheres lésbicas têm demarcado seu espaço na cena do slam, desde suas primeiras edições internacionais e nacionais, reivindicando ouvidos para os quais a poesia falada desconstruirá a subrepresentação até então lhes ofertada, fazendo com que a imagem desses sujeitos possa ser reconstruída por elas mesmas. O presente trabalho busca refletir acerca da produção de narrativas legítimas pela conceitualização de verdade atribuída à poética atravessada pela experiência e pela vivência, a autorrepresentação. Alguns conceitos relacionados à alteridade, interseccionalidade, subrepresentação e, sobretudo, à autorrepresentação nos guiarão na compreensão de que a literatura em geral e, de modo específico, o poetry slam, vem se constituindo num espaço para vozes subalternizadas, um campo para a expressão de corpos políticos.

[Recebido em: 31 mar. 2022 – Aceito em: 13 out. 2022]

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Author Biography

Mariana de Oliveira COSTA, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutoranda e mestra em Letras Neolatinas – Estudos Literários Neolatinos/ Literaturas Hispânicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Licenciada em Letras – Habilitação Português/Espanhol pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente se dedica a pesquisar o Poetry Slam na brasileira e argentina a partir do recorte de raça, gênero, classe e, sobretudo, sexualidade.

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Published

2022-11-03

How to Cite

COSTA, M. de O. Autorrepresentação e verdade: dissidência sexual no poetry slam. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 10, n. 1, p. 87–100, 2022. DOI: 10.30620/gz.v10n1.p87. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/13911. Acesso em: 22 nov. 2024.