A literatura surda como experiência formativa
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v9n1.p303Keywords:
Literatura Surda, Culturas, Identidades, FormaçãoAbstract
Por meio deste estudo buscamos responder à seguinte questão de investigação: Como a Literatura Surda pode atuar como possibilidade formativa sobre as diferenças identitárias e culturais surdas na escola inclusiva? Para fundamentar esse percurso investigativo, esta pesquisa se subsidia nas autoras Lodenir Karnopp (2008), Candido (2002), Mendes (2006), e nos autores Silva (2000), Hall (2006), e outros, que tratam sobre a Literatura contemporânea e seus marcadores identitários e culturais, bem como aqueles que dialogam sobre aspectos relacionados à inclusão educacional a partir das diferenças. Com os resultados da investigação, espera-se contribuir para os estudos literários contemporâneos, além de pretender colaborar com a educação de surdos e com o ensino de Literatura Surda na educação básica, proporcionando discussões que destacam as questões identitárias, culturais e linguísticas de uma comunidade que cada vez mais se insere no contexto escolar e social.
[Recebido: 7 ago. 2021 – Aceito: 31 ago. 2021]
Downloads
References
BRASIL. LEI N. 14.191, DE 3 DE AGOSTO DE 2021. Institui o Código Civil. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 146, p. 1, 3 ago. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Lei n. 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a língua brasileira de sinais – Libras e dá outras providências. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei10436.pdf. Acesso em: 3 jul. 2017.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 3.ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995, p. 235-63.
CANDIDO, A. A literatura e a formação do homem. In: Textos de intervenção; seleção apresentações e notas de Vinicius Dantas. São Paulo: Duas Cidades Ed.34, 2002.
CANDIDO, A. Discurso de paraninfo. In: CANDIDO, Antonio. Textos de intervenção. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2002.
CANDIDO, A. Literatura e sociedade. 9. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006.
CANDIDO, A. O discurso e a cidade. São Paulo: Duas Cidades, 1993.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
HALL, S. Da diáspora – identidades e mediações culturais. Trad. Adelaine La Guardia Resende et al. Belo Horizonte: UFMG; Brasília: UNESCO, 2003.
KARNOPP, L. B. Literatura surda. ETD: Educação Temática Digital, Campinas, v. 7, n. 2, p. 98-109, jun. 2006.
KARNOPP, L. B. Literatura surda. UFSC: Florianópolis, 2008. Disponível em: http://www.libras.ufsc.br/colecaoLetrasLibras/eixoFormacaoEspecifica/literaturaVisual/assets/369/Literatura_Surda_Texto-Base.pdf. Acesso em: 10 out. 2016.
KARNOPP, L. B. Produções culturais de surdos: análise da literatura surda. Cadernos de Educação, Pelotas, 36, p. 155-174, maio/ago. 2010.
LARROSA, J. Literatura, experiência e formação (uma entrevista de Jorge Larrosa a Alfredo Veiga-Neto). In: COSTA, M. V. (Org.). Caminhos investigativos: novos olhares na pesquisa em educação. Porto Alegre: Mediação, 1996. p. 133-161.
MENDES, E. G. A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação. v. 11 n. 33 set./dez. 2006. p. 387-405.
MOURÃO, C. H. N. Literatura surda: experiência das mãos literárias.2016. 287f. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.
MOURÃO, C. H. N. Literatura surda: produções culturais de surdos em língua de sinais. 2011. 132f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
MOURÃO, C. H. N. Literatura surda: produções culturais de surdos em língua de sinais. Revista Espaço, v. 1, n. 37, fev. 2017.
SANTOS NETO, D. N. dos. A Educação em Perspectiva Inclusiva: implicações discursivas na construção da educação de surdos em uma escola pública estadual de Jacobina/BA. 2018. 296f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação e Diversidade) – Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus IV.
SILVA, T. T. da. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais/ Tomaz Tadeu da Silva (Org.) Stuart Hall, Kathryn Woodward. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
SKLIAR, C. A surdez: um olhar sobre as diferenças. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2001.
SKLIAR, C. Educação e exclusão: abordagens sócio-antropógicas em educação especial. Porto Alegre: Mediação, 2000.
STROBEL K. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis: UFSC, 2008.
VEIGA-NETO, A. Literatura, experiência e formação (entrevista com Jorge Larrosa). In: COSTA, M. V. (Org.). Caminhos investigativos: novos olhares na pesquisa em educação. Porto Alegre: Mediação, 1996. p. 133-161.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo de compromisso:
Assumindo a criação original do texto proposto, declaro conceder à Grau Zero o direito de primeira publicação, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License, e permitindo sua reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. Em contrapartida, disponho de autorização da revista para assumir contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada, bem como permissão para publicar e distribuí-lo em repositórios ou páginas pessoais após o processo editorial, aumentando, com isso, seu impacto e citação.