Ensino de Libras como L2 para ouvintes no formato remoto

um relato de experiência durante a pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v9n1.p153

Palavras-chave:

Libras, Ensino remoto, Segunda língua, Alunos ouvintes, Pandemia

Resumo

O presente trabalho apresenta um breve relato de experiência segundo os trabalhos desenvolvidos no ensino de Libras como segunda língua para alunos ouvintes pela empresa Moreno Libras, de São Luís/MA. O texto se insere na realidade da pandemia do coronavírus, que tornou a educação a distância e o ensino remoto formas de prosseguir com a educação. O estudo está dividido em cinco seções: na primeira seção, abordar-se-á brevemente os objetivos e a contextualização da pesquisa; o referencial teórico permitirá o resgate da temática, explorando o ensino de Libras como L2, as bases da EAD e como essas duas categorias se entrelaçam; a metodologia, elenca os passos seguidos pelos autores, unindo-se aos resultados e discussões, que apresentam a experiência propriamente. Por fim, far-se-ão as considerações finais, de modo a sintetizar o que foi abordado no artigo.

[Recebido: 31 jul. 2021 – Aceito: 23 ago. 2021]

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Biografia do Autor

Matheus da Silva Lopes, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Professor, tradutor e intérprete de Libras. Mestrando em Letras pela Universidade Federal do Maranhão. Membro do Conselho Diretor da Moreno Libras.

João Emanuel Moreno Bezerra, Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Instrutor, tradutor e intérprete de Libras e Língua Portuguesa. Presidente e fundador da Moreno Libras, Tradução e Acessibilidade.

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Publicado

2021-10-30

Como Citar

LOPES, M. da S.; BEZERRA, J. E. M. Ensino de Libras como L2 para ouvintes no formato remoto: um relato de experiência durante a pandemia. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 9, n. 1, p. 153–181, 2021. DOI: 10.30620/gz.v9n1.p153. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/12415. Acesso em: 29 mar. 2024.