Letramentos
reflexões sobre o ensino de literatura na Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v12n1.p77Palavras-chave:
Educação, Letramento, Literatura, NegritudeResumo
Este artigo busca problematizar, em primeiro lugar, noções de letramento e afunilar o assunto, apontando sobre como tais práticas de letramento podem ser uteis, se feitas de forma crítica, na escola. Em segundo lugar, pensar os espaços que as leis 10.639/03 e 11.645/08 deveriam (ou devem) ter nas práticas em sala de aula e, por fim, qual o papel da literatura como possibilidade de efetuar ações pedagógicas que estimulem um pensar crítico nas práticas de letramento e aplicação das referidas leis. Espera-se que a partir das reflexões propostas, este artigo possa servir de provocação a docentes que já atuam em sala de aula, ou mesmo os professores em formação, em cursos de graduação, para que possam aplicar práticas pedagógicas que empoderem seus alunos quanto a questões voltadas a aplicabilidade das leis 10.639/03 e 11.645/08 e utilizem o texto literário como potência de intervenção social na vida de estudantes da educação básica.
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