As práticas de leitura e letramento como ato político
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v12n1.p35Palavras-chave:
Leitura literária, Práticas de Leitura, Sala de aulaResumo
O presente artigo apresenta um estudo epistemológico sobre quatro tipos de letramentos. Discorre sobre três autoras que discutem a possibilidade de inovação metodológica de práticas de leitura em sala de aula, objetivando uma geração com maior emancipação político-leitora; e, apresenta uma proposta de ensino de leitura literária para o Ensino Fundamental II, anos finais. Em vista disso, seu objetivo principal é avaliar estratégias metodológicas que auxiliem, cooperem para o ensino e aprendizado da leitura e para o desenvolvimento do letramento literário, embasado nas obras: Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação, (Street, 2014); Os significados do letramento: uma perspectiva sobre a prática social da escrita, (Kleiman, 2012); Letramento literário: teoria e prática, (Cosson, 2006); Literatura literária na escola: desafios e perspectiva de um leitor, (Cruz, 2012); Estratégias de leituras, (Solé, 1998) e, Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário, (Lerner, 2002).
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Referências
CRUZ, Maria de Fátima Berenice da. Leitura literária na escola: desafios e perspectivas de um leitor. Salvador: EDUNEB, 2012.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.
KLEIMAN, Ângela B. Os significados do letramento: uma perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 2012.
LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.
STREET, Brian V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola, 2014.
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