As práticas de leitura e letramento como ato político

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v12n1.p35

Palavras-chave:

Leitura literária, Práticas de Leitura, Sala de aula

Resumo

O presente artigo apresenta um estudo epistemológico sobre quatro tipos de letramentos. Discorre sobre três autoras que discutem a possibilidade de inovação metodológica de práticas de leitura em sala de aula, objetivando uma geração com maior emancipação político-leitora; e, apresenta uma proposta de ensino de leitura literária para o Ensino Fundamental II, anos finais. Em vista disso, seu objetivo principal é avaliar estratégias metodológicas que auxiliem, cooperem para o ensino e aprendizado da leitura e para o desenvolvimento do letramento literário, embasado nas obras: Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação, (Street, 2014); Os significados do letramento: uma perspectiva sobre a prática social da escrita, (Kleiman, 2012); Letramento literário: teoria e prática, (Cosson, 2006); Literatura literária na escola: desafios e perspectiva de um leitor, (Cruz, 2012); Estratégias de leituras, (Solé, 1998) e, Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário, (Lerner, 2002).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jailson Alcântara Xavier, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Graduado em Letras, Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Linguística, Literatura e Artes. Professor do ECERE (Centro de reforço preparatório para Enem) e professor do ALFA (Centro de reforço preparatório par Enem e cursos).

Maria de Fátima Berenice da Cruz, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Graduada em Letras Vernáculas pela (UNEB); Mestrado em Diversidade Cultural (UEFS); Doutorado em Educação (UFBA); Pós-doutorado em Letras pela (UFS); Profa. da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural, Líder do Grupo de pesquisa GEREL.

Referências

CRUZ, Maria de Fátima Berenice da. Leitura literária na escola: desafios e perspectivas de um leitor. Salvador: EDUNEB, 2012.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.

KLEIMAN, Ângela B. Os significados do letramento: uma perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 2012.

LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.

STREET, Brian V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola, 2014.

Publicado

2024-06-21

Como Citar

XAVIER, J. A.; CRUZ, M. de F. B. da. As práticas de leitura e letramento como ato político. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 12, n. 1, p. 35–58, 2024. DOI: 10.30620/gz.v12n1.p35. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/v12n1p35. Acesso em: 14 nov. 2024.