Demonstrações: evolução ou revolução?

Um inventário na construção histórico-epistemológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v12n1.p243

Palavras-chave:

Demonstração, Evolução, Revolução Científica

Resumo

O presente trabalho aborda um contexto do surgimento dos mecanismos que enveredam a construção e validação do raciocínio axiomático, objetivando refletir se a inserção do teor demonstrativo pode ser caracterizada por uma evolução ou revolução científica. Nesta perspectiva, buscou-se nas literaturas, as abordagens a respeito desta temática, por meio de análise documental. A base fundamental para esta investigação ancorou-se nos pressupostos dos estudos do físico norte-americano Thomas S. Kuhn (1922-1996), por meio do estudo de sua obra A Estrutura das Revoluções Científicas, e uma análise sobre o surgimento das demonstrações como ferramenta de validação das teorias matemáticas. Assim, pretendeu-se abrir um debate no tocante ao delineamento do rigor das demonstrações que surgem no cenário matemático.

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Biografia do Autor

Márcio Ponciano dos Santos, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (PPGED/UFS). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (PPGECIMA/UFS - 2019), sendo bolsista FAPITEC.

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Publicado

2024-06-21

Como Citar

SANTOS, M. P. dos. Demonstrações: evolução ou revolução? Um inventário na construção histórico-epistemológica. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 12, n. 1, p. 243–251, 2024. DOI: 10.30620/gz.v12n1.p243. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/v12n1p243. Acesso em: 21 dez. 2024.