Minimalismo textual

uma proposta de letramento literário em tempos de aulas remotas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v12n1.p179

Palavras-chave:

Letramento literário, Minimalismo textual, Oficinas literárias

Resumo

Nosso trabalho está pautado em oficinas com atividades sequenciadas e a transposição didática dos gêneros textuais minimalistas: miniconto e poetrix, aos jogos virtuais em tempos de aulas remotas, tendo como o tema: o letramento literário para desenvolvimento da leitura e a escrita de textos minimalista. O objeto de estudo é o miniconto e o poetrix, o qual buscou responder à questão: como o letramento literário pode ser aplicado para aquisição de competência leitora e escrita de alunos do sexto ano do ensino fundamental? O objetivo geral desse trabalho é colaborar para a melhoria do ensino de leitura e escrita nas aulas remotas, além de, aperfeiçoar instrumentos que promovam a aprendizagem e a melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) na escola pública. Essa pesquisa tem base teórica nas discussões realizadas por Ferraz (2007), Spalding (2018), Mello (2014), Cosson (2006), Dolz e Schneuwly (2004), Freire (2002), entre outros. A metodologia utilizada é da sequência didática para criar as oficinas; traz como resultados parciais que, a prática de ensino de leitura e escrita com gêneros textuais minimalistas por meio de jogos virtuais é próspera ao desenvolvimento de habilidade leitoras e escritoras dos aprendentes.

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Biografia do Autor

Giuliana Conceição Almeida e Silva, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Possui graduação em Letras Português, Inglês e respectivas literaturas pela Universidade do Estado da Bahia - Campus V (2003), especialização em Educação Profissional pela Universidade do estado da Bahia, especialista em Metodologia da Língua Portuguesa e Estrangeira pela Uninter, mestrado em Letras pela Universidade do Estado da Bahia - Campus V (2019), doutoranda em Critica Cultural pela Universidade do Estado da Bahia - Campus II. Atualmente é conselheira editorial da bagageiro editorial - OXE PRODUÇÃO CULTURAL LTDA, professora da Secretaria Municipal de Educação em Santo Antônio de Jesus Bahia e professora - Secretaria de Educação do Estado da Bahia.

Elaína Cristina Araújo de Maria, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Licenciada em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - Departamento de Ciências Humanas ( DCH), Campus V, em 2011. Mestranda do mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) - UNEB - DCH- V, pesquisadora do Grupo de Estudos, Linguagens e Mídias em Ambientes Digitais (GEELMAD). Minicontista e professora da Educação Básica na Escola Municipal Dr. Djalma Rocha Galvão, no município de Conceição do Almeida, Bahia, Brasil. Área de concentração e interesse: Linguagens e letramentos.

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Publicado

2024-06-21

Como Citar

SILVA, G. C. A. e; MARIA, E. C. A. de. Minimalismo textual: uma proposta de letramento literário em tempos de aulas remotas. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 12, n. 1, p. 179–192, 2024. DOI: 10.30620/gz.v12n1.p179. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/v12n1p179. Acesso em: 21 dez. 2024.