Minimalismo textual
uma proposta de letramento literário em tempos de aulas remotas
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v12n1.p179Palavras-chave:
Letramento literário, Minimalismo textual, Oficinas literáriasResumo
Nosso trabalho está pautado em oficinas com atividades sequenciadas e a transposição didática dos gêneros textuais minimalistas: miniconto e poetrix, aos jogos virtuais em tempos de aulas remotas, tendo como o tema: o letramento literário para desenvolvimento da leitura e a escrita de textos minimalista. O objeto de estudo é o miniconto e o poetrix, o qual buscou responder à questão: como o letramento literário pode ser aplicado para aquisição de competência leitora e escrita de alunos do sexto ano do ensino fundamental? O objetivo geral desse trabalho é colaborar para a melhoria do ensino de leitura e escrita nas aulas remotas, além de, aperfeiçoar instrumentos que promovam a aprendizagem e a melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) na escola pública. Essa pesquisa tem base teórica nas discussões realizadas por Ferraz (2007), Spalding (2018), Mello (2014), Cosson (2006), Dolz e Schneuwly (2004), Freire (2002), entre outros. A metodologia utilizada é da sequência didática para criar as oficinas; traz como resultados parciais que, a prática de ensino de leitura e escrita com gêneros textuais minimalistas por meio de jogos virtuais é próspera ao desenvolvimento de habilidade leitoras e escritoras dos aprendentes.
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