Minimalismo textual

uma proposta de letramento literário em tempos de aulas remotas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v12n1.p179

Palavras-chave:

Letramento literário, Minimalismo textual, Oficinas literárias

Resumo

Nosso trabalho está pautado em oficinas com atividades sequenciadas e a transposição didática dos gêneros textuais minimalistas: miniconto e poetrix, aos jogos virtuais em tempos de aulas remotas, tendo como o tema: o letramento literário para desenvolvimento da leitura e a escrita de textos minimalista. O objeto de estudo é o miniconto e o poetrix, o qual buscou responder à questão: como o letramento literário pode ser aplicado para aquisição de competência leitora e escrita de alunos do sexto ano do ensino fundamental? O objetivo geral desse trabalho é colaborar para a melhoria do ensino de leitura e escrita nas aulas remotas, além de, aperfeiçoar instrumentos que promovam a aprendizagem e a melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) na escola pública. Essa pesquisa tem base teórica nas discussões realizadas por Ferraz (2007), Spalding (2018), Mello (2014), Cosson (2006), Dolz e Schneuwly (2004), Freire (2002), entre outros. A metodologia utilizada é da sequência didática para criar as oficinas; traz como resultados parciais que, a prática de ensino de leitura e escrita com gêneros textuais minimalistas por meio de jogos virtuais é próspera ao desenvolvimento de habilidade leitoras e escritoras dos aprendentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giuliana Conceição Almeida e Silva, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Possui graduação em Letras Português, Inglês e respectivas literaturas pela Universidade do Estado da Bahia - Campus V (2003), especialização em Educação Profissional pela Universidade do estado da Bahia, especialista em Metodologia da Língua Portuguesa e Estrangeira pela Uninter, mestrado em Letras pela Universidade do Estado da Bahia - Campus V (2019), doutoranda em Critica Cultural pela Universidade do Estado da Bahia - Campus II. Atualmente é conselheira editorial da bagageiro editorial - OXE PRODUÇÃO CULTURAL LTDA, professora da Secretaria Municipal de Educação em Santo Antônio de Jesus Bahia e professora - Secretaria de Educação do Estado da Bahia.

Elaína Cristina Araújo de Maria, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Licenciada em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - Departamento de Ciências Humanas ( DCH), Campus V, em 2011. Mestranda do mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) - UNEB - DCH- V, pesquisadora do Grupo de Estudos, Linguagens e Mídias em Ambientes Digitais (GEELMAD). Minicontista e professora da Educação Básica na Escola Municipal Dr. Djalma Rocha Galvão, no município de Conceição do Almeida, Bahia, Brasil. Área de concentração e interesse: Linguagens e letramentos.

Referências

ANTUNES, Irandé. A aula de Português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 8ª ed., 2003.

ANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino: outra escola possível. 2ª ed. São Paulo: Parábola, 2009.

ANTUNES, Irandé. Textualidade: noções básicas e implicações pedagógicas. São Paulo: Parábola, 2017.

BARBOSA, Begma Tavares. Letramento literário: sobre a formação escolar do leitor jovem. Educ. foco, Juiz de Fora, v. 16, n.1, p. 145-167. março/ago. 2011. Disponível em: http://www.ufjf.br/revistaedufoco/files/2012/08/Texto‐06.pdf. Acesso em: 15 jun. de 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília/ DF: MEC, 2018.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários escritos. 4 ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Duas Cidades/Ouro Sobre Azul, 2004.

COSSON, Rildo. Letramento literário: educação para vida. Vida e Educação, Fortaleza, v. 10, 2006.

COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2009.

COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2019.

DIONÍSIO, A. P. Gêneros multimodais e multiletramentos. In: Karwoski, A. M.

DOLZ, J. e SCHNEUWLY, B. Seqüência didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

FERRAZ, Geraldo G. As histórias de um parágrafo. Língua Portuguesa, São Paulo. Ano 2, n. 21, 2007.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Paz e terra, 2002.

GAYDECZKA, B; BRITO, K. S. (orgs.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4 ed. São Paulo: Parábola, 2011.

MELLO, Anna. Minicontando. Porto Alegre: Casa Verde, 2009.

MELLO, Anna. Verbetrix. Porto Alegre: wwwlivros, 2014.

PAULINO, M. G. R. Letramento literário: por vielas e alamedas. Revista da Faced/UFBA, Salvador, n.5, 2001.

PINHEIRO, M. P. Letramento literário na escola: um estudo de práticas de leitura literária na formação da comunidade de leitores. Tese de doutorado apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. 2006, p. 306.

SOUZA, Renata Junqueira; COSSON, Rildo. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula. Caderno de Formação: formação de professores, didática de conteúdo. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.

SPALDING, Marcelo. Os Cem Menores Contos Brasileiros do Século e a Reinvenção do Miniconto na Literatura Brasileira Contemporânea. Porto Alegre, 2008. Dissertação (Mestrado em Letras), Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.

SPALDING, Marcelo; CHAFFE, Laís. Minicontos e muito menos. Porto Alegre: Casa Verde, 2009.

SPALDING, Marcelo. Presença do miniconto na literatura brasileira. Conexão Letras, Porto Alegre. 7, n. 8, 2012. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/conexaoletras/article/view/55443/33705 Acesso em: 10 mar de 2019.

SPALDING, Marcelo. Minicontos. Porto Alegre: Metamorfose, 2018.

ZILBERMAN, Regina. Estética da recepção e história da literatura. São Paulo: Ática, 1989.

ZILBERMAN, Regina. Leitura em crise na escola. Porto Alegre: Mercado Aberto, 2003.

Publicado

2024-06-21

Como Citar

SILVA, G. C. A. e; MARIA, E. C. A. de. Minimalismo textual: uma proposta de letramento literário em tempos de aulas remotas. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 12, n. 1, p. 179–192, 2024. DOI: 10.30620/gz.v12n1.p179. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/v12n1p179. Acesso em: 17 jul. 2024.