Tempo, disciplina e poder em Machado de Assis

a escola no Brasil oitocentista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v12n1.p123

Palavras-chave:

História, Literatura, Machado de Assis, Educação, Estudos Culturais

Resumo

O artigo que apresentamos propõe uma investigação, à luz da História Social, Teoria Literária e Estudos Culturais, sobre uma questão pouco analisada na literatura machadiana: a disciplina e a vigilância no ambiente escolar oitocentista. Trata-se de promover um interessante diálogo entre a História Social, a Teoria Literária e os Estudos Culturais, no sentido de se refletir sobre as relações sociais no campo da educação presentes na obra de Machado de Assis, a partir de um pressuposto de análise centrado na História e Estudos Culturais. A proposta consiste em analisar as especificidades e relações entre história, educação e literatura nos escritos de Machado de Assis, focalizando-se o modo como os temas relacionados às questões educacionais emergiram nos escritos machadianos, bem como submeter essa literatura ao interrogatório sistemático que habitualmente se aplica a qualquer testemunho histórico.

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Biografia do Autor

Cleyton Rodrigues dos Santos, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Doutor em História Econômica pela USP. Docente do Departamento de História da UNICENTRO.

Janete Rosa da Fonseca, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais da UFMS/CPAQ. Doutora em Educação com Pós-doutorado em Educação e Diversidade Cultural.

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Publicado

2024-06-21

Como Citar

SANTOS, C. R. dos; FONSECA, J. R. da. Tempo, disciplina e poder em Machado de Assis: a escola no Brasil oitocentista. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 12, n. 1, p. 123–142, 2024. DOI: 10.30620/gz.v12n1.p123. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/v12n1p123. Acesso em: 14 nov. 2024.