Reivindicar a imagem

o uso do dispositivo fotográfico no resgate da identidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v11n02.p113

Palavras-chave:

Dispositivo fotográfico, Memória, Imagem, Identidade

Resumo

Proponho nesse artigo um diálogo entre a imagem fotográfica enquanto dispositivo sob a perspectiva identitária (HALL, 2013) presente em três produções audiovisuais: A Vida Na Terra (1998), do diretor mauritano Abderrahmane Sissako; o curta-metragem Travessia (2017), de Safira Moreira e o filme/videoclipe Bluesman (2018), de Baco Exu do Blues. A reivindicação da imagem (NASCIMENTO, 1989) presente nas produções, a partir do dispositivo fotográfico (VALE, 2016) enquanto instrumento narrativo, ocupa lugar de destaque e de visibilidade. Por fim, pretendo levantar outros aspectos considerados relevantes presentes nas obras, relacionando-os ao uso de textos que desempenham papel fundamental na reflexão e na criação da narrativa.

[Recebido em: 25 set. 2023 – Aceito em: 10 dez. 2023]

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Biografia do Autor

Irislane Mendes Pereira, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Multimeios pela Unicamp, mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo é graduanda em Desenho Industrial – Programação Visual pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pesquisadora de temas ligados à Produção Audiovisual – documentário, história oral, memória, cinema independente – e às questões decolonias do cinema produzido por coletivos. Ministrou aulas na Universidade Presbiteriana Mackenzie e por 11 anos atuou como professora no curso técnico de Produção em Áudio e Vídeo na Etec Jornalista Roberto Marinho.

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Publicado

2024-05-04

Como Citar

PEREIRA, I. M. Reivindicar a imagem: o uso do dispositivo fotográfico no resgate da identidade. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 11, n. 2, p. 113–129, 2024. DOI: 10.30620/gz.v11n02.p113. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/v11n2p113. Acesso em: 21 dez. 2024.