Letramento Crítico
Questões conceituais e sua relação no contexto de ensino de Língua Inglesa
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v8n1.p127Palavras-chave:
Letramento Crítico, Ensino, Língua InglesaResumo
O presente artigo parte de uma revisão bibliográfica de cunho teórico-reflexivo com objetivo de discutir o ensino de língua inglesa na perspectiva do letramento crítico, buscando encontrar insumos que indiquem possíveis possibilidades, discussões, mudanças de concepções e de práticas pedagógicas. O trabalho está dividido em três sessões, nas quais busca-se ampliar a discussão acerca do ensino da língua inglesa na perspectiva do letramento crítico, amparando-se em estudos desenvolvidos por Paulo Freire (2008, 1987, 1981), Clarissa M. Jordão (2007), Magda Soares (2005; 2008), Mclaughlin e Devoogd (2004). Ao final do trabalho, chegamos à conclusão de que é imperiosa a necessidade de resgatar a função social da língua inglesa no currículo escolar da escola pública, pautada na concepção de letramento crítico, uma vez que por este caminho oportuniza-se a emancipação e o empoderamento do sujeito.
[Recebido: 23 jun. 2020 – Aceito: 10 ago. 2020]
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