Alfred Hitchcock na velocidade terrível da queda

Misoginia e metáforas antropomórficas na obra do diretor

Autores

  • Luiz Carlos de Souza Universidade Federal da Bahia - UFBA/FAPESB

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v4n2.p11

Palavras-chave:

Estudos de gênero, Teoria Feminista do Cinema, Alfred Hitchcock

Resumo

No presente trabalho, propomos uma leitura da repetição de imagens de queda como um profundo sintoma que perpassa a filmografia de Alfred Hitchcock. Trata-se da precariedade, da dificuldade de equilíbrio, tema marcante em Vertigo (Um Corpo que Cai, 1958), North by North West (Intriga Internacional, 1959) e Rebeca (Rebeca, a Mulher Inesquecível, 1940). Analisamos a ameaça da queda como uma metáfora do corpo das mulheres, no sentido de estar ligada a um desejo incestuoso de volta ao útero, algo fora da lei simbólica predominante e, portanto, de efeitos nefastos aos sujeitos. Na produção hitchcockiana, a atmosfera de suspense que perpassa os filmes liga-se a uma série de metáforas antropomórficas, relacionadas ao corpo das mulheres. A tendência não passou despercebida à teoria feminista do cinema, no trabalho de pesquisadoras como Paula Cohen (1995), Kaja Silverman (1998) e Tânia Modleski (2005).

[Recebido: 26 fev. 2016 – Aceito: 10 mar. 2016]

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Biografia do Autor

Luiz Carlos de Souza, Universidade Federal da Bahia - UFBA/FAPESB

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura, do Instituto de Letras, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB). Orientadora: Profa. Dra. Nancy Vieira.

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Ficha técnica (resumida) dos filmes principais filmes analisados neste trabalho:

Vertigo (Um Corpo que Cai)
Produção: Alfred Hitchcock, Paramount, 1958.
Produtor associado: Herbert Coleman.
Direção: Alfred Hitchcock.
Argumento: Alec Coppel e Samuel Taylor, baseado no romance de Pierre Boileau e Thomas Narcejac “D'entre les Morts”.

Psycho (Psicose)
Produção: Alfred Hitchcock, Paramount, 1960.
Empresário: Lew Leary.
Direção: Alfred Hitchcock.
Argumento: Joseph Stefano, baseado no romance de Robert Bloch.

Marnie (Marnie – confissões de uma ladra)
Produção: Alfred Hitchcock, Universal, 1964. 227.
Produtor: Albert Whitlock.
Direção: Alfred Hitchcock.
Argumento: Jay Presson Allen, baseado no romance de Winston Graham.

Publicado

2016-12-19

Como Citar

SOUZA, L. C. de. Alfred Hitchcock na velocidade terrível da queda: Misoginia e metáforas antropomórficas na obra do diretor. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 4, n. 2, p. 11–35, 2016. DOI: 10.30620/gz.v4n2.p11. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3339. Acesso em: 26 dez. 2024.