Gêneros textuais orais

Corpo, palavra e a construção dos sentidos

Autores

  • Andreia Ines Hanel Cerezoli Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v3n2.p85

Palavras-chave:

Gêneros textuais, Gêneros textuais orais, Multimodalidade

Resumo

Nesse trabalho aborda-se a questão da multimodalidade constitutiva dos gêneros orais, mais especificamente a vídeo-aula. Tem como objetivo identificar os meios não-linguísticos, ou seja, multimodais, presentes no gênero vídeo­aula e refletir sobre a construção dos sentidos oriundos de tais fatores. A pertinência científica do trabalho reside no fato de que com o avanço das discussões do ensino de línguas baseado nos gêneros textuais, incluindo-se os orais, é preciso saber como tais recursos multimodais podem ser explorados, tanto no ensino quanto na avaliação. Assim, o trabalho traz, inicialmente, recortes teóricos sobre letramento, multiletramento, multimodalidade, de Marcuschi (2010) e Rojo (2012, 2013) e, sobre gêneros textuais de (Bakhtin, 2011) e Schneuwly e Dolz (2004) que encaminham as análises. Em seguida, busca­se compreender as “características” dos gêneros textuais orais e apresentar postulados teóricos que permitem compreender a vídeo-aula como um gênero textual, fundamentados principalmente em Maingueneau (2013). Na sequência, realiza-se a análise dos aspectos multimodais em uma vídeo-aula e encerra-se o trabalho apontando-se suas contribuições ao ensino e possíveis avanços decorrentes de futuras pesquisas.

[Recebido: 16 set. 2015 – Aceito: 07 nov. 2015]

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Biografia do Autor

Andreia Ines Hanel Cerezoli, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Graduada em Letras LP – UPF, especialização em Estudos Linguísticos do Texto – UFRGS e Mestrado em Letras – Estudos Linguísticos – UPF. Atuou por mais de 10 anos na Educação Básica e hoje é docente da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim, ministrando disciplinas de Leitura e Produção Textual, além de coordenar o projeto de pesquisa “Textualidade e Relações de Leitura e Escrita” e o projeto de extensão “Oficina de texto” na mesma instituição.

Referências

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Publicado

2016-04-11

Como Citar

CEREZOLI, A. I. H. Gêneros textuais orais: Corpo, palavra e a construção dos sentidos. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 3, n. 2, p. 85–100, 2016. DOI: 10.30620/gz.v3n2.p85. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3309. Acesso em: 29 mar. 2024.