Gêneros textuais orais
Corpo, palavra e a construção dos sentidos
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v3n2.p85Palavras-chave:
Gêneros textuais, Gêneros textuais orais, MultimodalidadeResumo
Nesse trabalho aborda-se a questão da multimodalidade constitutiva dos gêneros orais, mais especificamente a vídeo-aula. Tem como objetivo identificar os meios não-linguísticos, ou seja, multimodais, presentes no gênero vídeoaula e refletir sobre a construção dos sentidos oriundos de tais fatores. A pertinência científica do trabalho reside no fato de que com o avanço das discussões do ensino de línguas baseado nos gêneros textuais, incluindo-se os orais, é preciso saber como tais recursos multimodais podem ser explorados, tanto no ensino quanto na avaliação. Assim, o trabalho traz, inicialmente, recortes teóricos sobre letramento, multiletramento, multimodalidade, de Marcuschi (2010) e Rojo (2012, 2013) e, sobre gêneros textuais de (Bakhtin, 2011) e Schneuwly e Dolz (2004) que encaminham as análises. Em seguida, buscase compreender as “características” dos gêneros textuais orais e apresentar postulados teóricos que permitem compreender a vídeo-aula como um gênero textual, fundamentados principalmente em Maingueneau (2013). Na sequência, realiza-se a análise dos aspectos multimodais em uma vídeo-aula e encerra-se o trabalho apontando-se suas contribuições ao ensino e possíveis avanços decorrentes de futuras pesquisas.
[Recebido: 16 set. 2015 – Aceito: 07 nov. 2015]
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.
BAZERMAN, Charles. Gêneros textuais, tipificação e interação. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. 6. ed. ampl. São Paulo: Cortez, 2013.
MAINGUENEAU, Dominique. Discurso e análise do discurso. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2010.
ROJO, Roxane. Gêneros discursivos do Círculo de Bakhtin e Multiletramentos. In: ROJO, Roxane (Org.). Escola conectada: os multiletramentos e as TICs. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2013.
ROJO, Roxane. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo (Org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
SCHNEUWLY, Bernard. DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2004.
SOBRAL, Adail. Do dialogismo ao gênero: as bases do pensamento do círculo de Bakhtin. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2009.
TOLDO, Claudia S. A relação entre palavra e imagem no texto publicitário: Linguagens que argumentam. Letras de Hoje, Porto Alegre, v.37, n. 3, p. 149-162, setembro, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo de compromisso:
Assumindo a criação original do texto proposto, declaro conceder à Grau Zero o direito de primeira publicação, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License, e permitindo sua reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. Em contrapartida, disponho de autorização da revista para assumir contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada, bem como permissão para publicar e distribuí-lo em repositórios ou páginas pessoais após o processo editorial, aumentando, com isso, seu impacto e citação.