Discutindo alfabetizações
A alfabetização linguística e o letramento no programa nacional do livro didático
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v3n2.p59Palavras-chave:
Estudos Culturais, Livro didático de alfabetização, Alfabetização linguística, LetramentoResumo
Este artigo tem por objetivo analisar como os discursos na área da alfabetização são representados nos livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2010). Para tanto, contou-se com a perspectiva teórica dos Estudos Culturais, para analisar os discursos de alfabetização presentes em quatro exemplares dos livros didáticos, no Edital de Convocação e no Guia do Livro Didático do PNLD 2010. Tomando como referência os artefatos acima citados constata-se que as disputas entre métodos “tradicionais” e “inovadores” de alfabetização dão espaço para uma bricolagem de metodologias, produzindo a coleção Letramento e Alfabetização Linguística do PNLD 2010.
[Recebido: 09 nov. 2015 – Aceito: 29 nov. 2015]
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Referências
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